quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Tipologia de Eventos


Prezados (as) alunos (as)

Esta é a primeira postagem valendo comentários para este blog, e iremos, como foi dito em sala de aula, caracterizar os eventos quanto ao tipo. Dessa maneira, peço que cada um de vocês verifique a definição e as características principais de um evento apenas, indicando seu formato, seu objetivo, seus aspectos relacionados ao público alvo, âmbito e se se trata de um evento de cunho cultural, social, político ou religioso.



Não poderá haver comentário de tipo de evento repetido, então, leia os comentários dos seus colegas já postados pelo professor, estude-os, e contribua buscando uma tipologia ainda não comentada.




Vamos enriquecer essa postagem, assim, todos os alunos terão o mesmo conteúdo para estudar.
Qualquer dúvida, entrem em contato.
Um abraço a todos

Prof. Therbio Felipe

25 comentários:

Prof º Therbio Felipe Moraes Cezar disse...

sheron said...
Brunch
Sabe aqueles filmes americanos quando uma típica família dos Estados Unidos se reúne à mesa pela manhã para fazer uma refeição à base de ovos e bacon, waffles e panquecas, sanduíches... Nada de cafezinho com um pãozinho com manteiga! Aí você pensa: "Mas isso é quase um almoço..." Isso mesmo! Quase um almoço. Brunch é a palavra que explica tal refeição, do inglês, breakfast + lunch. Traduzindo... O brunch é uma refeição meio café da manhã, meio almoço... Tudo isso porque essa refeição geralmente é feita entre as 9 horas da manhã e às 13 da tarde. Mas o que se come num brunch? Deixando os ovos com bacon americano de lado, essa refeição é parecida com um lanche da tarde... Além de tudo que se serve num café da manhã, num brunch você também pode ter tortas e mousses salgadas, sanduíches, folhados, waffles, canapés e panquecas e até um prato principal. As bebidas incluem de chá e café a sucos de frutas. Que ocasião pede um brunch? Como essa refeição começa a ser servida pela manhã, ela é uma ótima opção para festas que vão acontecer neste horário. É uma forma delicada de você receber convidados, por exemplo, na recepção de um casamento ou mesmo depois do batizado do bebê. Um brunch para comemorar um aniversário no campo, num sítio ou numa granja também é uma idéia bastante original para se reunir os amigos. Atenção! Para que tudo corra bem você deve certificar-se se o número de talheres e louça, como xícaras e pratinhos de sobremesa, são suficientes para atender seus convidados. Antes de organizar o brunch também é preciso decidir se os convidados estarão assentados em mesas ou não. De qualquer forma, uma boa idéia para organizar essa festa é dispor o que vai ser servido em três mesas, uma para os pratos salgados, outra para os doces e a terceira para as bebidas. Os pães, por exemplo, podem estar organizados em cestas, as frutas com cortes decorativos, presuntos, queijos e pastas devem estar próximos... Organize também uma mesa só para os talheres e louças. Enfeite tudo com flores do campo.

Sheron

Referências: http://www.acessa.com/projetos/Sabor/arquivo/dicas/2003/07/04-brunch/

Ter Ago 05, 09:16:00 PM 2008

Prof º Therbio Felipe Moraes Cezar disse...

Luiz Henrique Terra - Turismo Uberlandia said...
Evento : Festival/Show : Triangulo Music 2008

Definição :

Festival: Demonstração de uma gama de estilos ou variadas apresentações ao público, geralmente com edições periódicas.

Show: Demonstração artística principalmente a música, dança ou teatro.

Triângulo Music – Sobre o Festival :
Nos próximos dias 8 e 9 de agosto o Parque do Sabiá receberá um dos maiores festivais de música do Brasil – o Triângulo Music. Neste ano, sobem ao palco, no dia 8, NX Zero, Wilson Sideral, Jota Quest, Jammil e uma Noites e Maria Fumaça, vencedora do Concurso Pop Rock de bandas regionais. Já no dia 9, será a vez das bandas Titãs, Paralamas do Sucesso, Charlie Brown Jr., Eva e RM 16, também vencedora do Concurso Pop Rock.
Em 2007, o festival recebeu 60 mil pessoas em dois dias de muita música e diversão. Neste ano, uma das novidades é o Triângulo Music Conexão Uberaba, que terá, na cidade vizinha, apresentações das bandas Pato Fu e Biquini Cavadão, agendadas para 5 de julho.
O Triângulo Music é uma realização da Rede Integração, grupo de comunicação que comanda três afiliadas Rede Globo, duas emissoras de rádio (Rádio Cultura FM/AM e Regional FM), o portal Megaminas.com e Imaginare - produtora de vídeos e da Camarote Marketing e Promoções, responsável pelo Festival de Verão de Salvador, Camarote Planeta Othon, entre outros, com parceria na organização da Viva Marketing e Promoções.
Nos últimos anos, a CTBC vem apoiando importantes festivais de música além do Triângulo Music como a CTBC Balada Mix 12, em Franca – com o show da banda Jota Quest (2007) – e apresentações em Uberlândia e região como Ana Carolina e Emmerson Nogueira.

Estrutura
A quarta edição do Triângulo Music está repleta de atrações:

Camarote All Inclusive – espaço que terá ingressos limitados. O público vai desfrutar de uma área exclusiva com salão de beleza, ações promocionais, cyber Netsuper e lounge, também disponível para o camarote show. Diversas bebidas e um cardápio com mais de 20 iguarias frias e quentes são exclusividades do All Inclusive.

O cardápio

O Camarote All Inclusive terá no cardápio mini sanduíches frios, nas variedades beirute de peito de peru, tomate seco e rúcula. Pão integral com rosbife de filé, queijo e maionese. Pão francês com pernil finamente fatiado no seu molho. Salgados: empanados de carne, azeitonas e passas; pastel assado de banana e queijo; folhados de frango com catupiry, empanados de carne seca com tomates, pãozinho assado de presunto, queijo e orégano. Salgados fritos: chester com bacon, bolinhos de bacalhau, rolinhos de carne com azeitonas, rissoles de lombo – servidos com molho de tomates e manjericão, casulos de queijo. Frutas: uva, morangos, maças e bananas. Comida Japonesa: variedade de Sushis e Sashimis. Massas: Penne e Espaguete. Molhos: bolonhesa, frango, primavera (cubinhos de presunto e legumes), tomates frescos com manjericão. Caldos: feijão com bacon, frango, queijos, caldo verde, serão servidos com torradas, cheiro verde e molho de pimenta, réchaud com palpetas em molho de tomate e farofa temperada. Bebidas: whisky, cerveja, vodka, refrigerante e água.

Camarote Show – área com conforto e visão privilegiada para o palco. Terá salão de beleza, ações promocionais, cyber Netsuper e lounge.

A tradicional e animada pista – com acesso às ilhas de bebidas, fast food e tenda eletrônica.

Tenda eletrônica – com uma área de aproximadamente 400 metros quadrados, a Tenda Eletrônica levará o que há de melhor da música eletrônica. Terá estrutura completa de boate com painel de led e decoração especial. Oito DJs se apresentarão ao mesmo tempo em que os shows das bandas acontecem no mega palco. De acordo com a organização do evento, haverá uma grande inovação em luzes e laser.


Público :

IDADE PERMITIDA

A Vara da Infância e da Juventude de Uberlândia permitirá a entrada de menores, com apresentação obrigatória de documento de identidade, de acordo as seguintes situações:
• A partir de 16 anos desacompanhados;
• de 14 a 16 anos incompletos acompanhados de parentes até terceiro grau (irmãos, primos - maiores de idade -, tios e avós) ou dos pais;
• de 10 a 13 anos incompletos somente acompanhados dos pais ou responsáveis legais;
A entrada para o Camarote All Incluse deve seguir as condições:
• A partir de 16 anos apenas acompanhados dos pais;
• A partir de 18 anos desacompanhados.
** NÃO SERÁ NECESSÁRIO NESTE ANO IMPRIMIR O TERMO DE AUTORIZAÇÃO. SERÃO CONFERIDOS OS DOCUMENTOS NA ENTRADA DO EVENTO.

Fonte :

www.triangulomusic.com.br

Qua Ago 06, 10:20:00 AM 2008

Anônimo disse...

Coffee Break (cunho social)


Âmbito: Costuma ser um evento de pequeno/médio porte que acontece no intervalo de um outro evento, sendo este uma reunião de negócios ou de estudos, um intervalo de uma palestra e/ou congresso. É uma pausa de alguns minutos que faz muita diferença na qualidade dos assuntos discutidos naquele dia, pois deixa as pessoas satisfeitas, impressionadas, surpreendidas, relaxadas e revigoradas para continuarem o dia. Pode ser simples, e servir somente alguns quitutes básicos, como pode também ser mais sofisticado. Algumas empresas delegam a secretária ou ao setor de RH para providenciarem, junto a uma padaria, um coffee break. Outras, contratam empresas especializadas em coffee break empresarial.


Formato: Duração: cerca de 15 ou 20 minutos. A&B: sucos, refrigerantes, água, café, frutas, bolos, torradas, geléias, salgados, bolachas e tira-gostos em geral. Música: Em alguns coffee breaks, dispõe-se se música ambiente para aumentar ainda mais o clima de descontração.


Objetivos: Promover a interação entre as pessoas presentes, que provavelmente possuem interesses em comum, formando um clima de descontração e descanso para que todos se sintam relaxados e possam continuar o evento depois. Relaxar tomando um drink refrescante e/ou saboreando alguns lanchinhos.


Público-alvo: Executivos; pessoas que estão assistindo às palestras ou que estão participando do congresso.


http://www.convergeeventos.com.br/imagens/fpworldweb_coffee.jpg


Referências:
http://www.coffeebreak.srv.br/?coffee%20break=www.coffeebreak.srv.br
http://www.sinprorp.org.br/Clipping/2003/331.htm


Fonte (imagem):
http://www.convergeeventos.com.br/seminarios/544/patrocinio.htm




Aline Martins

Anônimo disse...

Prezados Colegas!!

Conceito

Entrevista Coletiva – Reunião entre uma personalidade, um representante de uma entidade , empresário , ou político que se coloca à disposição da emprensa para esclarecimento e questionamentos sobre determinado assunto ou tema.

Exemplos:

ENTREVISTA COLETIVA
Nesta quinta-feira (17/5), às 15 horas, o secretário-adjunto da Receita Federal do Brasil, Carlos Alberto Barreto, divulgará o resultado da arrecadação de tributos federais e das contribuições previdenciárias em abril/2007. A entrevista será na sala de reuniões da RFB (edifício-sede do MF – 7º andar), em Brasília.

ENTREVISTA COLETIVA
A Secretária da Receita Federal do Brasil, Lina Maria Vieira, concede nesta sexta-feira (1/8) entrevista coletiva e divulga as novas medidas relativas à declaração de isento.
A entrevista será realizada às 11 horas na sala de reuniões da Receita Federal (7º andar edifício-sede do MF, em Brasília).
Não é permitido link ao vivo.

As duas Entrevistas Coletivas são de pequeno porte, pois são realizadas para poucas pessoas
O seu impacto é macro, pois influenciam toda a sociedade.
Privado- pois tem uma previsão do que irá acontecer no local.
Local- pois acontece somente maquele determinado local.


Referência Bibiliográfica

Vieira, Elenara Vieirade:
Recepicionista de Evento : Organização e Tecnicas para Evento/
Elenara Vieira de Vieira e Índio Candido – Caxias do Sul 2002
P, 64

Referências Eletrônias

Coletiva Carlos Alberto Barreto disponível em:
http://www.receita.fazenda.gov.br/automaticosrfsinot/2007/05/17/2007_05_17_09_59_37_69279030.html Acesso em : 07/08/2008


Coletiva , Lina Maria Vieira disponível em: http://www.receita.fazenda.gov.br/AutomaticoSRFsinot/2008/07/31/2008_07_31_18_59_15_294974392.html Acesso em : 07/08

Camila Rosa de Melo

Anônimo disse...

CONCLAVE: O QUE É?
Reunião de caráter religioso com o objetivo de debater assuntos ligados à religião. Vem do latim cum clave, que significa com chave. Os cardeais permanecem incomunicáveis e em clausura muito rigorosa até a eleição do novo Pontifice.

COMO OCORRE:
É um ritual praticamente inalterado desde o Papa Gregório X o usou pela primeira vez, há oito séculos.Um conclave deve começar entre 15 e 20 dias depois da morte do Papa atual. Este prazo foi fixado na época medieval, pois a viajem até Roma era demorada tarefade semanas. Hoje em dia os Cardeais podem fazê-la em questão de poucas horas, mas esse intervalo foi mantido para esse tempo seja aproveitado para fazer reuniões entre os Cardeais nas quais se debate o estado da Igreja e, embora seja proibido, formar certas alianças e sondar possíveis candidatos. Esse intervalo é chamado de novemdiales e termina com a missa Pro Eligendo Papa, com a presença de todos os Cardeais na Basílica de São Pedro, quando começa o conclave. Após a missa, os membros do Colégio Cardinalício dirigem-se à Capela Sistina, onde se fazem as votações. Com dois assistentes cada, os Cardeais não podem usar quaquer tipo de comunicação com o exterior. Depois de uma missa na Capela Sistina, os assistentes saem e a Capela fica fechada. Os Cardeais então reunidos procedem ao voto secreto. Qualquer revelação sobre as eleições é punida com a excomunhão. Qualquer batizado do sexo masculino e maior de 30 anos de idade pode ser eleito Papa, embora um dos Cardeais sempre seja escolhido. Para eleger um Papa são necessários dois terços dos votos dos Cardeais de menos de 80 anos e a votação pode repetir-se até sete vezes por períodos de três dias. Cada cardeal um papel em branco e de forma rectangular, onde está escrito “Eligo in summum pontificem (Elejo como Sumo Pontífice)”, onde o nome do escolhido deve ser escrito com clareza, mas impessoalmente. No fim de cada votação os votos são queimados. Após a queima, e graças a uma substância química, as cinzas se tornam brancas ou negras, se o novo Papa foi eleito ou não.

DURAÇÃO:
É normal que os conclaves durem entre 2 a 5 dias. Os mais antigos poderiam se arrastarpor até 27 meses, ou ficar decidido em poucas horas.

O ESCOLHIDO:
Quando o conclave elege um Cardeal como novo Papa, pergunta-se ao eleito se aceita a nomeação. Caso houver a aceitação, é perguntado a ele com que nome exercerá o pontificado. Depois há uma curta procissão até uma janela da Basílica de São Pedro, de frente para a Praça, onde o novo Sumo Pontífice é revelado e faz a sua primeira bênção Urbi et Orbi. Antes, o cardeal mais velho anuncia o que já é esperado: Annuntio vobis gaudium magnum: Habemus Papam - Anuncio-vos uma grande alegria: Temos um Papa, dando assim o nome de batismo e o nome adotado pelo novo Pntificie. Após esse momento, os sinos da Basílica de São Pedro começam a soar, e a seguir os das igrejas de todo o mundo.

O MAIS RECENTE CONCLAVE:
Como resultado da morte do Papa João Paulo II em 2 de abril de 2005, foi organizado o Conclave de 2005, no qual o 265º Papa seria eleito. De acordo com a lei canônica, o processo de eleição deve começar entre 15 a 20 dias após a morte do último Papa, E o Colégio de Cardeais anunciou que este conclave começaria na segunda-feira, 18 de abril de 2005. Após quatro votações, no dia 19 de Abril de 2005, os cardeais elegeram como Papa Joseph Ratzinger, de 78 anos, que escolheu como nome Bento XVI.


O conclave é um evento religioso de pequeno porte mas com um impacto macro, ou seja, uma decisão tomada por poucos Cardeias influenciam a ordem da Igrejas, e por fim, é privado porque acontece em dias programados, com controle das pessoas que organizam e realizam a votação.






SÓ PRA ESCLARECER:

NOVEMDIALES: a morte do Papa tem celebrações com duração de nove dias, e a elas se dá o nome de novemdiales.

URB ET ORBI: Urbi et Orbi, ou seja "à cidade de Roma e ao mundo", é a abertura padrão da proclamação do novo Papa, que se dirige ao público em geral.A bênção ocorre pelo menos nas celebrações de Páscoa e Natal na Praça de São Pedro.


ANA PAULA
6° PERÍODO
POE

Viera, Eleanara Viera de
Recepcionista de eventos: organização e técnicas para eventos / Eleanara Viera e Índio Cândido. - Caxias do Sul: EDUCS, 2002, página 63.

Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Conclave.
Acesso em: 07/08/2008.

Anônimo disse...

ELIZABETH LEMOS SERRALHA MORGADO

Turismo


Evento Esportivo


Conceito:

Consiste em modalidades esportivas, cada qual na sua categoria, disputarem títulos com a presença de platéia.

Características:

Organização: Requer divulgação, envio de convites, inscrições dos interessados, estabelecimento das tabelas de jogos de acordo com as modalidades etc.
Após definidos os locais dos jogos e da abertura, é preciso determinar a localização das pessoas ilustres e autoridades convidadas, sempre segundo a ordem de procedência. Os serviços de apoio devem atuar com o oferecimento de bebidas, sucos, canapés, etc, a esses convidados, antes, durante e nos intervalos dos jogos.
As homenagens a pessoas ilustres, vivas ou mortas, poderão ser feitas dando seus nomes às provas, ou convidando-as para marcar o início da competição: futebol, o pontapé inicial; em corrida, o um tiro de partida; etc.
Em homenagem aos recém-falecidos pede-se um minuto de silêncio.
A conduta do espectador obedece às peculiaridades da modalidade: tênis, hipismo e golfe se assiste em silêncio, permitindo-se aplausos apenas em determinados momentos; no futebol, por ser um esporte popular, o comportamento é do conhecimento de todos.
A colocação de bandeiras segue o cerimonial específico, no qual a nacional, quando hasteada com outras, deve ficar ao centro num mastro mais alto.
Se hasteada no momento, devem fazê-lo personalidades de destaque que as representam. Os hinos na abertura seguem a ordem alfabética para os estrangeiros, por último o do anfitrião. Na premiação segue a ordem de classificação.
Os prêmios oferecidos são os mais variados: medalhas de ouro, prata e bronze, taças, troféus, viagens, automóveis, jóias, etc. Para a entrega aos vencedores são convidadas as personalidades mais importantes presentes ao evento, seguindo a hierarquia prêmio/entregador. A ordem de chamada dos premiados é do último para o primeiro colocado.
Dependendo do porte do evento, o policiamento, área de estacionamento, grupos de auxiliares, não podem ser esquecidos pelos organizadores.
A abertura desse tipo de evento transcorre com o mestre de cerimônias anunciando aos presentes o tipo de evento, as autoridades presentes, a chamada dos portadores das bandeiras, o anúncio do hino nacional e, em seguida, a palavra é passada a o anfitrião. Os discursos obedecem à ordem de precedência já conhecida.
Nesse dia de abertura pode haver apresentações artísticas ou de uma modalidade, com o objetivo de exibição.
No encerramento faz-se a entrega dos prêmios e o pronunciamento do anfitrião no caso de pequenos e médios eventos. Nos eventos de grande porte as premiações ocorrem logo após encerrada a competição das modalidades e o encerramento segue os moldes da abertura, geralmente em grande estilo. Um bom exemplo são as OLIMPÍADAS.
As empresas privadas podem explorar esse tipo de evento para entretenimento, lazer e integração de seus funcionários e famíliares, realizando competições interempresariais e interdepartamentais.
O cerimonial de abertura desse tipo de evento obedece à seguinte orientação geral: concentração das delegações; desfile; hasteamento dos pavilhões: do Brasil, do estado, e outros. Ao som do hino nacional; entrada da bandeira dos jogos, torneios ou campeonato; entrada do fogo simbólico; acendimento da pira; saudação aos participantes; juramento do atleta; juramento do árbitro; declaração de abertura; retirada das delegações; e apoteose.



Fonte:

CESCA,Cleuza G. Gimenes.Organização de Eventos.3.ed.São Paulo: Summus,1997.

Anônimo disse...

Gincanas oque é?

Competição do cumprimento de tarefas previamente determinadas por uma comissão ,cujas atividades são dadas a conhecer aos participantes,formados em equipes ou individualmente,na hora da execução da tarefa,normalmente em forma de charada a ser descoberta pela equipe para poder desenvolver com sucesso a missão.

Quais são os tipos de gincanas?

As provas variam de gincana.Porém,na maioria dos casos,as provas de uma gincana podem ser classificadas nas seguintes categorias esportiva,culturais,buscas,artisticas,filantrópicas,caça ao tesouro.etc.

Objetivo:

é um tipo de competição recreativa que tem o objetivo de pôr á prova as habilidades físicas ou mentais dos membros de duas ou mais equipes.

Gincana é um evento recreativo de médio porte,com um impacto macro,público alvo, todos podem participar,ou seja uma competição com o objetivo de diversão,que tem por sua vez habilidades físicas ou mentais.


Referências:
Viera,Elenara Viera de Recepcionista de evento:organização e técnicas para eventos/Elenara Viera e Indio Cândido- Caixias de Sul:EDUCS,2002.229:il.;22cm (Coleção Hotelaria).pg65.

Diponível em:http://pt.wikipedia.org/wiki/Gincana.

Larissa Tomaz.

Anônimo disse...

Encontro : reunião de pessoas de uma categoria para debater sobre temas antagônicos, apresentados por representantes de grupos participantes, necessitando de um coordenador para resumir e apresentar as conclusões aos diversos grupos;
Ex: II Encontro Regional de Advogados, um tributo aos 20 anos de vigência da Constituição Federal Brasileira:
Data: dias 14, 15 e 16 de Agosto de 2008

Infra-estrutura do evento:
Center Convention - Uberlândia (MG);
Considerada a melhor opção para a realização de eventos no Brasil Central. Estrutura física, posição geográfica e qualidade de vida.
A Sion Turismo, agência de turismo oficial do II Encontro Regional de Advogados, disponibiliza aos congressistas pacotes terrestres (hospedagem, traslado, seguro viagem) e tarifas aéreas com descontos diferenciados durante todo o período do evento.

Objetivo do evento: A carta magna de 1988 comemora seu vigésimo aniversário e a Ordem dos Advogados do Brasil convida toda a sociedade para uma reflexão sobre o árduo caminho percorrido pelo direito constitucional nestes vinte anos passados e seus reflexos sobre a nossa sociedade.
O exercício da Advocacia em face do direito constitucional brasileiro.
Os avanços e ameaças que pairam sobre tão nobre profissão constitucionalizada, a qual tem entre suas obrigações legítimas, a luta pela perpetuação do Estado Democrático de Direito.

Público-alvo: Mais de 1.200 participantes entre advogados, diretorias da OAB do Brasil e de Minas Gerais estarão presentes num encontro que marcará uma série de discussões sobre o tema "O Exercício da Advocacia como Garantia da Constituição - Um Tributo aos 20 anos de Vigência da Constituição Federal".
O evento de encontro pode ser macro ou micro dependendo do assunto e de sua importância. É privado porque acontece em dias programados.

Fontes:
http://www.uberlandiacvb.com.br/
www.oabuberlandia.org.br
http://www.unisul.br/content/site/AUniversidade/CampusdaGdeFlorianopolis/eventos/tipologiadeeventos.cfm

Imagem:
http://www.oabuberlandia.org.br/oab_encontro2.qps

Lucas Neves
4° Periodo

Anônimo disse...

Brainstorming: reunião de pessoas, técnicos ou profissionais de uma mesma área com finalidade de exporem diversas idéias que são, inicialmente, acatadas indiscriminadamente, formando uma “tempestade de idéias”, que seria a tradução literal da palavra Brainstorming. Na segunda parte do evento, as idéias iniciais são triadas e viabilizadas para a aplicação em um projeto ou em um evento futuro. É uma técnica muito utilizada nas empresas que implantam a qualidade em serviços e operacional-empresarial no estimulo à participação coletiva.

Fonte:
Recepicionista de Eventos : Organização e Técnicas para Evento/
Elenara Vieira de Vieira e Índio Candido – Caxias do Sul 2002
P, 62

RODRIGO CAMPOS DE CARVALHO

Anônimo disse...

Brunch

Criado inicialmente pelos Norte Americanos e hoje em dia, a cultura percorreu lugares mais longínquos.
Utilizado na recepção ao Papa à Inglaterra e em várias ocasiões importantes.
Originalmente, ele é a união do café da manhã, das dez da manhã, com o almoço, até as duas horas da tarde.
Geralmente, realizado aos domingos mais se mostrando muito eficaz em festas de casamentos, reuniões ocasionais, pós-batizados e encontros de familiares e amigos.

Em tais recepções, as refeições servidas aos convidados não são típicas nem de um café da manhã requintado e nem a um almoço casual de amigos. Deve - se servir tira-gostos, saladas, salgadinhos, canapés, cereais, patês, geléias, tortas, pastéis e uma variedade mais extensa de refeições de coquetéis e recepções.

Em festas de casamento efetuadas entre os horários de 10 da manhã e 14 horas da tarde, a organização do brunch é um pouco mais sofisticado, o que não ocorre nas outras ocasiões, devendo separar os alimentos pelas suas modalidades e suas variações. Ou seja: frios distintamente separados dos outros alimentos; de um lado os doces e de outro, os salgados. Pratos e talheres organizados separadamente das refeições.

O famoso pão do café da manhã também não é dispensado no brunch, só não podendo ser acompanhado por apenas manteiga. Refeições rotineiras em nosso almoço também estão relacionadas em tal ocasião, só que em menores proporções, deixando as iguarias serem o mais apreciado.

Chá das Cinco!

Servido a partir das duas da tarde aqui na Inglaterra. A tradição do chá "ingles" - que vem da Índia ou Sri Lanka - é datada do ano de 1800 e
creditada a sétima duquesa de Bedford, Anna. A história conta que a nobre sentia fome entre o café da manha e o jantar e, por esse motivo, criou o hábito de tomar chá durante todas as tardes.
Para acompanhar, eram servidos sanduíches, bolos, doces, torradinhas e pães doces (scones). Em meio a esse requintado cardápio, foi criada uma ordem que não deve ser quebrada. Primeiro, deve-se comer os sanduíches de queijo, peixe e pepino. Logo após, os scones com geléia de morango e creme. Para finalizar, os delicados doces (pastries) de chocolate, tortas, biscoitos escoceses e bolos galeses. Uma maravilha de fazer inveja a qualquer culinarista.
Diferente dos brasileiros, os ingleses tomam o chá com um pouco de leite gelado e açúcar. Dependendo da origem, ele pode ser servido com fatias pequenas de limão, como é o caso das ervas vindas da China.

Referencia:
www.oilondres.com.br/info/chadas5.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Brunch

http://pt.wikipedia.org/wiki/Categoria:Refei%C3%A7%C3%B5es

Celso Eduardo Fontoura Borges Júnior

Anônimo disse...

Boa Noite!
Caros colegas, deixo aqui uma simples e resumida definição de Coquetéis.

Coquetel: Reunião de pessoas com finalidade de comer e beber algo específico, normalmente em pé, onde as iguarias são trazidas até os participantes pelos garçons. O tempo de duração não deverá superar de três horas. Alguns coquetéis contêm uma alimentação mais consistente, servidas em pratos com talheres, o serviço também será em pé.
Realizado por inúmeros motivos (homenagear alguém, inaugurações, comemorações, etc.), permite reunir um número maior de pessoas, durante um determinado período, geralmente das 19 h às 21 h, sem dar muito trabalho aos anfitriões.
Um coquetel pede um cardápio simples: patês, torradas, petiscos, salgadinhos quentes, drinks variados e diferentes.
Podemos classificar um coquetel como um evento de pequeno porte, de cunho social e esporádico. Geralmente é feito em lançamentos de livros, revistas etc.

Referência:
Viera, Eleanara Viera de
Recepcionista de eventos: organização e técnicas para eventos / Eleanara Viera e Índio Cândido. - Caxias do Sul: EDUCS, 2002, página 64.


Paula Marques Dias.

Unknown disse...

Exposições, feiras, salões e mostras


São formas de expor produtos, objetos, fotografias, documentos etc., com a finalidade de divulgar e/ou vender.
Quando o objetivo é apenas divulgar, torna-se um evento cuja organização ou administração da organização deve ser da competência do profissional de relações públicas, porem, se pretende vender, é trabalho específico de marketing, publicidade e vendas, que poderão contar com a assessoria de relações públicas.
As várias formas de expor possuem características diferentes, embora, nos dias de hoje, alguns “organizadores” não façam distinção entre elas. Consideramos, porém, que essas características devem ser respeitadas pelo organizador competente.


Exposição

É fixa, visa apenas divulgar. Nas grandes exposições o expositor organizará a sua participação adquirindo o espaço físico, que será transformado em stand e estará, juntamente com outros expositores, participando do evento. Nas pequenas exposições, geralmente individuais, de artistas plásticos, a cessão do espaço físico poderá ser conseguida sem despesas. Convencionou-se chamar vernissage a abertura de exposições de artes plásticas.

Feira

É ampla, fixa e visa vender. Neste caso o profissional de relações públicas da organização que participa do evento poderá executar um trabalho de assessoria ao pessoal de vendas, marketing e publicidade.
O expositor organizará a sua participação comprando o espaço físico que se transformará no stand; e estará, juntamente com outros expositores, participando de um amplo e concorrido evento de vendas. É a forma de expor mais freqüentemente organizada.


Salão

É amplo, fixo e visa apenas divulgar, embora hoje apresente características de feira. O procedimento para sua organização é o mesmo adotado para situações anteriores.


Mostra

É pequena, circulante e visa somente divulgar. É a única forma de expor que circula, isto é, pode ser vista em vários locais, com a mesma forma e conteúdo.




Para a implementação de qualquer uma dessas formas de expor há necessidade de, alem de obter o espaço físico, montar e decorar um stand, se possível coma contratação de pessoal especializado. Deve-se contratar recepcionistas e instruí-las, produzir material de divulgação, criar condições audiovisuais etc., proporcionalmente ao porte do evento.
A divulgação deve ser objeto de muita atenção e cuidado: é preciso haver farto material no stand, como folhetos, folders, prospecto, brindes criativos e catálogos. Externamente, a própria organização que expõe poderá fazer divulgação de sua participação no evento na mídia.
Os stands recebem, hoje, extremo cuidado para apresentarem o melhor visual possível e, com isso, atrair o público.




Fonte:
CESCA, Cleuza G. Gimenez. Organização de eventos: manual para planejamento de eventos.4.ed. São Paulo:summus,1997.

Anônimo disse...

CONVENÇÃO:

O QUE É?

Reunião política ou empresarial com o objetivo de escolher candidatos ou tomar decisões classistas e outras. Pode ser entendida também como uma reunião de grande importância, promovida por entidades empresarias, como: convenção de vendas, reordenação profissional e outros.

As convenções podem caracterizar-se como:
INTERNAS: Quando um grupo de convencionais de uma mesma empresa ou entidade reúnem-se para participar de evento próprio.
EXTERNAS: quando o tema e a reunião são de interesse mais amplo, incluindo público e segmentos de interesse da empresa ou entidade , não restritos apenas ao público interno.


Referências:
Vieira, Elenara Vieirade de
Recepicionista de Eventos: Organização e Tecnicas para Evento/
Elenara Vieira de Vieira e Índio Candido – Caxias do Sul 2002
p, 63,64


Diênifer Ceretta

Unknown disse...

Lançamento de livro

Consiste em apresentar o autor e sua obra ao público de interesse.
Primeiro se inicia o planejamento desse evento com a escolha do local, podendo ser escolas, clubes, bares, bibliotecas, espaço da própria editora, ou nas próprias livrarias, ou melhor ainda se adequar o gênero ao local.
A lista de convidados é feita pela editora, tendo que estar de acordo com o autor, mesmo se for aberto ao público em geral, haverá sempre uma lista de convidados específicos.
Quando é um lançamento fechado, é necessário um comunicado à imprensa, para ela poder divulgar.
O ambiente físico deverá conter: uma mesa para o autor, uma mesa na entrada para a recepção aos convidados, com lista de presença, uma mesa para o vendedor da editora e algumas poltronas espalhadas.
A dinâmica do evento consiste em o interessado adquirir o livro, e em seguida o comprador se encaminha ao autor para receber autográfos.
O evento poderá ter como abertura, palestras sobre o conteúdo do livro, ou fazer uma breve explicação do livro, tendo que ser feita num horário em que se observa maior número de pessoas , pois se trata de um evento em que as pessoas não tem horários para chegar.
No Brasil, que é um país onde se lê pouco, algumas estratégias estão sendo criadas, como o oferecimento de coquetéis. E absurdamente há organizadores que coloca o maior destaque do convite para os coquetéis.
O registro do evento e a presença da impernsa devem merecer grande atenção dos organizadores

Referências:
CESCA, Cleuza Gertrude Gimenez. Organização de eventos. São paulo. Summus, 1997.

Anônimo disse...

HAPPY HOUR (cunho social)

Empresarialmente, trata-se de um evento caracterizado por um drink, sempre ao final da tarde, utilizado como política de entrosamento da empresa. É dirigido a um número limitado de participantes, que se reúnem em local adequado - bar, galerias, restaurantes -, objetivando a otimização do relacionamento, entre drinks, canapés e uma boa conversa. Pode haver entretenimento, como sorteios de aperitivos e jogos de salão, sendo o horário ideal para sua realização das 17:30 às 19:00 horas.
Almoço ou jantar: evento utilizado para comemorações, confraternizações e consolidação entre parceiros empresariais. O jantar é mais formal do que o almoço, exigindo uma forma mais elaborada, com planejamento e cerimonial adequados à ocasião.

Referências:

(MEIRELLES, 1999, págs 49- 55).

Disponível em: http://www.sinprorp.org.br/Clipping/2003/331.htm


Kézia Ferreira Rodrigues

Unknown disse...

Feiras e exposições:

São eventos de caráter comercial e de grande porte que reunem fornecedores,fabricantes,vendedore,compradores ou clientes, consumidores ou usuários,entidades de fomento, financeiras,bancos,etc.,para estabelecer contatos comerciais, apresentação ou exposições de produtos, bens, serviços e apresentação ou lançamento de novas tecnologias.
O principal objetivo de uma feira é proporcionar contatos com os canais de comercialização.
As feiras poderão ter caráter reservado (feira comercial restrita ou fechada) ou com livre acesso ao público ( feira com bilheterias).Por sua grandeza e complexidade, esses eventos poderão exigir a montagem de instalações especiais e a utilização de ampla área de ocupação e movimentação, além da montagem de estandes. Utiliza-se também a denominação de salão ou mostra, o que se aplica geralmente para eventos com a mesma característica, porém de pequeno ou médio porte. Conceitua-se, também, a mostra como um evento com a finalidade de somente divulgar, exigindo, pois, elevado volume de materiais, tais como prospectos, folhetos,folders,catálogos, brindes.

Exemplos:

Expoinel:É a principal exposição de raça nelore no Brasil e a 37ª Exposição Internacional do Nelore.Na expoinel acontece a última etapa e o fechamento geral do ranking nacional ACNB de onde saem os grandes campeões da Expoinel e do ano calendário.A exposição acontecerá de 18 a 28 de setembro de 2008 no parque Fernando Costa em Uberaba.

Além da Expoinel também acontecem em Uberaba outras expozições como expozebu e expogenética, entre outras.

Um exemplo de feira que aconteceu recentemente na cidade de Uberaba foi o IV Encontro Mineiro de Negócios em Artesanato, que ocorreu dos dias 6 a 10 de agosto no estacionamento do Shopping Uberaba. Promovido pelo Sebrae – MG, o evento reuniu aproximadamente 138 artesãos mineiros, com o objetivo de estimular a profissionalização e ampliar os negócios do setor artesanal.Nos dois primeiros dias do encontro (6 e 7),foi realizada a Rodada de Negócios de Artesanato, onde os compradores, em encontros agendados, conhecem produtos de artesãos capacitados pelo Programa Sebrae de Artesanato. A rodada é restrita aos lojistas e tem o objetivo de promover a aproximação de artesãos com grandes redes de lojas. A partir do dia 8, o IV Encontro Mineiro de Negócios em Artesanato se tornou aberto ao público com a comercialização de produtos no varejo. Foram quase três mil metros quadrados de área coberta no Estacionamento Brahman do Shopping Uberaba, com mais de 60 estandes montados.




Referências:

ZANELLA, Luiz Carlos.Manual de organização de eventos:planejamento e operacionalização.4.ed.- São Paulo: Atlas,2008.

http://www.pecuaria.com.br/info.php?ver=4052

http://www.uberaba.mg.gov.br/portal/index.php?option=com_content&task=view&id=3272&Itemid=255


Karen M. Abatti

Evelyn Ner disse...

Boa tarde colegas e professores,

Congresso - reuniões promovidas por entidades associativas que visam debater assuntos de interesse de determinado ramo profissional, como por exemplo; médicos, engenheiros, professores, economistas etc. As sessões de trabalho dos congressos são divididas em vários outros tipos de evento: mesa-redonda, conferência, palestras. Um documento conhecido como “Anais do Congresso” registra as conclusões dos trabalhos apresentados.
Um exemplo seria o Congresso Comemorativo dos 40 anos de existência da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia, que será realizado no período de 09 a 12 de novembro de 2008, no Center Convention de Uberlândia.
Esse evento será uma promoção da FAMED e da UFU e permitirá o encontro dos seus ex-alunos, que trabalham em várias regiões do Brasil e em outros países.
A estrutura do evento, permitirá simultaneidade de atividades atendendo a expressão de sua produção acadêmica com apresentação de trabalhos desenvolvidas pela sua comunidade docente-discente, além de atividades, como: conferências, mesas-redondas, cursos, e outros, tendo como protagonistas os ex-alunos e professores.
O congresso, com participação estimada de 2000 congressistas, não visa lucros financeiros, devendo ser subsidiado no sentido de promover a elaboração de temática diversificada contemplando diversos assuntos no campo da medicina, inclusive àquelas voltadas para a atenção primária em conformidade com as necessidades da população usuária do SUS.
- Atividades:
Solenidade de abertura:
- Homenagens aos Fundadores e ex-professores da Faculdade de Medicina;
- Coquetel de Confraternização com apresentação artística.
Atividades cientificas:
- Conferências, Mesas-redondas, Painéis, Fóruns, Cursos, Apresentação de trabalhos orais e pôsteres.
- Horário Noturno, reservado para encontros das diversas turmas de formandos da FAMED.
- Último ato (encerramento): atividade a ser confirmada

http://www.unisul.br/content/site/AUniversidade/CampusdaGdeFlorianopolis/eventos/tipologiadeeventos.cfm

http://www.congressofamed40anos.ufu.br/apresentacao.php

Evelyn Neri Silva
4º Período Turismo

Anônimo disse...

DESFILE

Quando alguém nós convida para um “evento da moda” ou simplesmente vemos no noticiário alguns flashs da cobertura do acontecido, o que na maioria das vezes nós chama a atenção são os corpos simetricamente perfeitos, os looks extravagantes e as personalidades do show business presentes na platéia e na passarela, porém poucos são os que conseguem entender as tendências expressadas pelo estilista extravagante, aquilo que, após diversas transformações mercadológicas, irá parar no guarda-roupas do consumidor e usado por bilhões de pessoas no mundo todo.
Mais raro ainda é encontrar aqueles que enxergam por detrás da passarela para compreender todo o processo organizacional envolvido, antes, durante e depois do evento.
O evento que em sua maioria é promovido por estilistas, grifes e/ou confecções para promover seus produtos (ou até expor a “arte” do estilista expressa como vestimentas... por que não?), pode variar de porte, impacto e público alvo de acordo com a intenção do organizador/idealizador, sendo desde uma simples desfile da “lojinha do bairro X” até uma semana da moda de uma megalópole, como a New York Fashion Week,
Segundo MATIAS (2004, p. 80), “as condições básicas para seu sucesso são a escolha adequada dos convidados, dos produtos a serem mostrados, dos manequins (demonstradores), da trilha sonora e de uma divulgação eficiente”.
Alguns eventos contam com confraternizações após o desfile em si, CESCA diz que: “o que será servido dependerá do público. As opções são: chá da tarde, coquetel na mesa, coffe-break na mesa, etc.” (1997, p. 36)

Desta forma, vale ressaltar que da próxima vez que vermos nossa Gisele Bündchen pisando na passarela para alguma grife milionária, existe muito mais a ser observado do que apenas seu “modelito” ou se ela continua ordinariamente perfeita.

Vale também dar uma olhadinha no vídeo abaixo verificar a que dimensões podem chegar esses eventos.
http://br.youtube.com/watch?v=2wyt5VFHZkA&feature=related


Obrigado,
Bruno Araújo

Referências:

MATIAS, Marlene, Organização de eventos: procedimentos e técnicas. – 3.ed. – Barueri, SP : Manole, 2004.

CESCA, Cleuza Gertrude Gimenes, Organização de eventos. – São Paulo : Summus, 1997.

Anônimo disse...

Andrea Souto
HAppy Hour-Cunho social.
È um reunião de fim de tarde promovida com a finalidade de confraternizar pessoas ou promover algum produto.
Sua duração varia de acordo com a finalidade do grupo: DE 1 à 2 horas.Este evento é caracterizado por um drink, sempre ao final da tarde.È realizada em bares, galerias,restaurantes,objetivando a otimização do relacionamento entre drinks, canapés e uma boa conversa. O cardápio é similar do coquetel porém um pouco mais reforçado.
Público alvo: Empresários, executivos e pessoas que se reúnem no fim de tarde para uma boa conversa.
Referência:Martin,V.Manual prático de evento
wikipedia.

Anônimo disse...

A.Terezinha de Melo Batista disse

Festa do Chope ou Cerveja- " Oktoberfest "

Festa folclórica- O folclore tem o seu nome graças ao arqueólogo inglês Willian Jonh Thoms, que usou o nome pela primeira vez, no dia 22 de agosto de 1846.
É a ciência que estuda todas as manifestaçôes do povo, é a história que vem dos nossos antepassados.Está presente nas artes, lendas, cançÕes, causos, danças , enfim em todas as manifestaçôes populares. É a alma de um povo. Êle é tão antigo quanto a humanidade.
É importante valorizar o folclore, êle resgata a história, a cultura de um povo, não deixa o passado morrer, e revive no presente os fatos para as geraçôes futuras.
A "Festa da cerveja" ou Oktoberfest é um evento de caráter popular com sua origem na Alemanha, onde é realizado anualmente. Munique "Munchen capital da Baviera, é a terceira em densidade populacional, é a cidade da cerveja, com muita animaçaõ e alegria.
Há uma avenida bem larga onde as principais cervejarias estão presentes.Dentro das cervejarias famosas bandas tocam o tempo todo, com um infernal barulho, mas que com certeza ninguém reclama tamanha a alegria, em intenso consumo de comidas típicas e de muito chope.As maiores cervejarias do mundo estão presentes.
No Brasil acontece também em Blumenau êste evento para a alegria dos brasileiros.
São montados enormes galpões com grandes marcas de cervejarias de renome internacional, que com suas bandas apresentam músicas típicas germanicas, especialmente a polca.
São servidos comidas típicas alemãs, como chucrutes, salsichas, batatas, os famosos e saborosos joelhos de porco etc.
Grandes canecas de chopes são servidas por lindas garçonetes vestidas com seus trajes típicos.
Normalmente a festa da cerveja é comemorada por vários dias.
Destacam-se os desfiles de abertura, com magníficos carros alegóricos, com destaque para o carro da cerveja, com os bonecos típicos Fritz e Frida, que simbolizam o evento. É eleita a rainha da Oktoberfest e suas princesas. O ponto culminante deste evento é o concurso do tomadores de chope em metro, com participantes maiores de 18 anos.
Há um contrôle muito bom em termos de segurança, pois o excesso de bebidas em geral pode acarretar problemas, vigilancia reforçada de policiais e médicos de plantão.
Simultaneamente são realizados eventos ligados a comida colonial alemã, como a festa do marreco, do sorvete, a da caça e do peixe.
É um evento que marca a cultura e história dos alemães.

Fonte:
Zanella,Luis Carlos; Manual de Organização de Eventos. São Paulo, 2006.

Anônimo disse...

Saudaçoes meu caros companheiros.


Workshop:
Exposição de curta duração com a finalidade de aprendizagem onde são expostas idéias e experiências, destinada a participação previamente escolhidos. Poderá ser composto de exposição de produtos e demonstração de serviços ou através de trabalhos.

Leonardo Cruz - 5030248



Referência Bibiliográfica

Vieira, Elenara Vieirade:
Recepicionista de Evento : Organização e Tecnicas para Evento/
Elenara Vieira de Vieira e Índio Candido – Caxias do Sul 2002
P, 69

Anônimo disse...

Olimpíada

Evento caracterizado pela competição de diversas modalidades esportivas com regulamento e definição para a realização, tendo local, datas e horários predeterminados e amplamente anunciados.

Um exemplo são os Jogos Olímpicos, que acontecem agora em Pequim. Ocorre a cada quatro anos reunindo atletas de todo o mundo que competem em várias categorias, sendo que para os três primeiros classificados de cada prova são atribuídas medalhas de ouro, prata e bronze, sendo sucessivamente primeiro, segundo e terceiro lugar. O símbolo oficial das Olimpíadas, os Anéis Olímpicos, representam os continentes sendo azul a Europa, amarelo a Ásia, preto a África,verde a Oceania e vermelho a América. A escolha da cidade onde os Jogos serão realizados é feita pelo Comitê Olímpico Internacional sete anos antes do evento.

Referências

Viera, Eleanara Viera de Recepcionista de eventos: organização e técnicas para eventos / Eleanara Viera e Índio Cândido. - Caxias do Sul: EDUCS, 2002, página 66.

VERÔNICA ALMEIDA

Anônimo disse...

FESTA DE ANO NOVO

A Festa de Ano Novo é um evento considerado Festa Social e é tradicionalmente comemorada, sendo uma referência histórica.
A festividade da passagem do ano acontece em todos os países, porém em datas diferenciadas e com simbolismos diferenciados, normalmente caracterizados na gastronomia de cada lugar.
O que é comum a todos é que o ano novo sempre é um momento de reinício, que deve ser marcado pela boa sorte.
Como exemplos de representações culturais ocorridas ao redor do mundo, cito alguns retirados do Manual de Organização de Eventos, de Luiz Carlos Zanella:

- ÍNDIA: considera-se o doce como símbolo de purificação da alma e boas energias;
- GRÉCIA: o bolo recheado com moedas traduz abundância e doçura;
- PORTUGAL: lentilhas à noite representam fartura e a esperança de fortuna e prosperidade;
- JAPÃO: entre várias, o saquê representa longevidade;
- CHINA: são fundamentadas as receitas na carne de porco, considerado como símbolo de sorte e riqueza, pois só anda para frente;
- ESPANHA: são consumidas 12 uvas representando os meses do próximo ano, cujos caroços são guardados na bolsa para atrair prosperidade.

Quanto ao BRASIL, cito referências variadas de nossos hábitos no ano novo:

- o louro no arranjo das mesas é a busca da prosperidade, e deve-se manter uma folha dele na carteira durante todo o ano;
- tortas leves e delicadas podem atrair bom astral e tranquilidade no próximo ano;
- amêndoas e castanhas auxiliam no vigor sexual;
- bacalhau e atum compõem as mesas, já esse peixes são destemidos ao percorrerem os mares, o que simboliza possibilidades de progresso.

Mudança, muitas vezes interpretada como algo negativo, é na verdade um momento de esperança, como simboliza muito bem as passagens dos anos, em todos os povos e lugares do mundo. Então, brindemos com o tradiocinal champanhe, borbulhando boas novas para todos em cada ano que se inicia!

MARIA BERNADETE AZEVEDO ANDRADE

Anônimo disse...

RODADA DE NEGÓCIOS

Este é um tipo de evento que promove "contato entre empresários, consumidores potenciais, compradores e fornecedores de produtos e serviços. Os contatos poderão ser previamente agendados e abrangem acordos comerciais, representação, licenças, exploração de tecnologia, novos empreendimentos, consultoria, apresentação de equipamentos e serviços e outros objetivos", conforme definição de Luiz Carlos Zanella, em seu Manual de Organização de Eventos.

De breve conceituação, a Rodada de Negócios é um acontecimento não muito conhecido popularmente, o qual tive a possibilidade de observar trabalhando para o IV Encontro Mineiro de Negócios em Artesanato, promovido pelo SEBRAE/MG, que contou com a participação de aproximadamente 140 artesãos vindos de todo o estado de Minas Gerais, e nesta ocasião, os 2 primeiros dias foram exclusivos para Rodadas de Negócios, não aberto ao público varejista.
Para exemplificar este tipo de evento, cito a dinâmica usada pelo SEBRAE/MG, que contactou lojistas do Brasil e de outros países (Estados Unidos, Holanda, Alemanha e Espanha) e artesãos diversos do estado, elaborando uma agenda exclusiva para o encontro entre a oferta e a demanda.
Os compradores foram chamados de âncoras, e foram acompanhados por recepcionistas contratados para acompanhar exclusivamente os representantes daquela empresa, chamados de anjos.
Os anjos continham as agendas de reuniões, além de questionários para avaliar as possibilidades de negócios imediatos e posteriores, com a finalidade de avaliar o evento com incremento para o mercado do artesanato em Minas Gerais, além difundí-lo nacionalmente e internacionalmente.
Acredito que através da breve explicação, é possível imaginar como se processa uma Rodada de Negócios, que tem finalidade e logística direcionadas para um determinado encontro de interesses e possibilidades de negociações, o que pode ocorrer nos mais diversos campos, bem como interesses específicos.

KARINA ARANTES

Anônimo disse...

Boa Tarde companheiros, venho descrever um pouco sobre SARAU.
Sarau é um evento de cunho cultural, no qual pessoas, geralmente entre 16 e 45 anos, se reúnem para expressarem-se artisticamente por meio de músicas, poesia, teatro, dança, dentre outros. Estes encontram-se e assistem, escutam, vivenciam e criam arte. Ocorrem geralmente em locais abertos como quintais de casas particulares, em praças públicas ou teatros, ocorrem no final da tarde e começo da noite. Evento bastante repercurtido no século XIX e redescoberto nos ultimos tempos pelo seu caráter inovador de descontraçao e satisfaçao.

Dica:
Próxima quinta, dia 28/08 no Sesi - Uberaba, Sarau com o Grupo "Todos Um". Horário a confirmar.

Referências:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sarau
http://saraubenedito.wordpress.com/o-que-e-sarau/

Fernanda Inês Montes
4º Período- Uberaba