domingo, 31 de agosto de 2008

IMPACTOS DO TURISMO DE EVENTOS



Prezados colegas, alunos e alunas
É sabido que a realização de eventos vem sendo considerada uma das mais importantes manifestações do Turismo no país e no mundo. Um sem-número de pessoas acorre às cidades-destino mobilizando um outro contingente de profissionais encarregados de desenvolver as operações de eventos.

Longe de ser a tábua de salvação para destinações turísticas, principalmente aquelas com dificuldades ligadas à sazonalidade e à degradação ambiental/cultural, os eventos têm sido cada vez mais a palavra usada pelos gestores urbanos a fim de postular a ela a sobrevida das cidades neste final de primeira década do milênio.


É notório que a realização de eventos gera uma dinâmica na economia das cidades-destino, porém, que qualidade tem esta dinâmica? O que ela garante em relação à distribuição desta receita? Como os eventos realizados em uma determinada localidade impactam no ambiente e na cultura?



Por vezes, a comunidade fica à periferia das decisões ligadas à realização dos eventos públicos e até mesmo daqueles ditos folclóricos, chegando a verificar-se uma descaracterização de seu conteúdo e objetivos, ainda mais, com a crescente invasão de eventos de outras culturas como as micaretas, por exemplo.


Já se ouviu falar tanto nas cidades como Blumenau, Joinville, Porto Alegre, Rio de Janeiro, entre outras, as quais se articulam para mostrar os eventos originados dentro de seu cotidiano, perpretados pela participação popular.


Como o que nos interessa nesta disciplina é a reflexão sobre o planejamento e organização de eventos, gostaria que pudessemos fazer tal reflexão à luz de nossa realidade local, comentando em nosso blog, seguindo o que se pede.
Nossa tarefa é :

1. Escolha um evento que ocorra em sua cidade;
2. Caracterize o evento quanto à data, local, tipologia, estrutura envolvida, volume de pessoas, períodos em que ocorre, qual a origem e histórico desse evento;
3. Destaque a atratividade desse evento para o Turismo;
4. Analise pontos forte e fracos do evento;
5. Aponte, discuta e defenda sua opinião a respeito dos impactos positivos e negativos do evento, porém, NÃO ESQUEÇA DE EMBASAR TEORICAMENTE,ok??



Buenas,acho que essa discussão será bastante rica, mas vai depender muito dos argumentos de todos, entendido>??

Um abraço a todos e todas

Prof.Esp.Therbio Felipe

19 comentários:

Luiz Terra ou Rique Terra disse...

Evento : Festival/Show : Triangulo Music 2008

Definição :

Festival: Demonstração de uma gama de estilos ou variadas apresentações ao público, geralmente com edições periódicas.

Show: Demonstração artística principalmente a música, dança ou teatro.

Triângulo Music – Sobre o Festival :
Nos próximos dias 8 e 9 de agosto o Parque do Sabiá receberá um dos maiores festivais de música do Brasil – o Triângulo Music. Neste ano, sobem ao palco, no dia 8, NX Zero, Wilson Sideral, Jota Quest, Jammil e uma Noites e Maria Fumaça, vencedora do Concurso Pop Rock de bandas regionais. Já no dia 9, será a vez das bandas Titãs, Paralamas do Sucesso, Charlie Brown Jr., Eva e RM 16, também vencedora do Concurso Pop Rock.
Em 2007, o festival recebeu 60 mil pessoas em dois dias de muita música e diversão. Neste ano, uma das novidades é o Triângulo Music Conexão Uberaba, que terá, na cidade vizinha, apresentações das bandas Pato Fu e Biquini Cavadão, agendadas para 5 de julho.
O Triângulo Music é uma realização da Rede Integração, grupo de comunicação que comanda três afiliadas Rede Globo, duas emissoras de rádio (Rádio Cultura FM/AM e Regional FM), o portal Megaminas.com e Imaginare - produtora de vídeos e da Camarote Marketing e Promoções, responsável pelo Festival de Verão de Salvador, Camarote Planeta Othon, entre outros, com parceria na organização da Viva Marketing e Promoções.
Nos últimos anos, a CTBC vem apoiando importantes festivais de música além do Triângulo Music como a CTBC Balada Mix 12, em Franca – com o show da banda Jota Quest (2007) – e apresentações em Uberlândia e região como Ana Carolina e Emmerson Nogueira.

Estrutura
A quarta edição do Triângulo Music está repleta de atrações:

Camarote All Inclusive – espaço que terá ingressos limitados. O público vai desfrutar de uma área exclusiva com salão de beleza, ações promocionais, cyber Netsuper e lounge, também disponível para o camarote show. Diversas bebidas e um cardápio com mais de 20 iguarias frias e quentes são exclusividades do All Inclusive.

O cardápio

O Camarote All Inclusive terá no cardápio mini sanduíches frios, nas variedades beirute de peito de peru, tomate seco e rúcula. Pão integral com rosbife de filé, queijo e maionese. Pão francês com pernil finamente fatiado no seu molho. Salgados: empanados de carne, azeitonas e passas; pastel assado de banana e queijo; folhados de frango com catupiry, empanados de carne seca com tomates, pãozinho assado de presunto, queijo e orégano. Salgados fritos: chester com bacon, bolinhos de bacalhau, rolinhos de carne com azeitonas, rissoles de lombo – servidos com molho de tomates e manjericão, casulos de queijo. Frutas: uva, morangos, maças e bananas. Comida Japonesa: variedade de Sushis e Sashimis. Massas: Penne e Espaguete. Molhos: bolonhesa, frango, primavera (cubinhos de presunto e legumes), tomates frescos com manjericão. Caldos: feijão com bacon, frango, queijos, caldo verde, serão servidos com torradas, cheiro verde e molho de pimenta, réchaud com palpetas em molho de tomate e farofa temperada. Bebidas: whisky, cerveja, vodka, refrigerante e água.

Camarote Show – área com conforto e visão privilegiada para o palco. Terá salão de beleza, ações promocionais, cyber Netsuper e lounge.

A tradicional e animada pista – com acesso às ilhas de bebidas, fast food e tenda eletrônica.

Tenda eletrônica – com uma área de aproximadamente 400 metros quadrados, a Tenda Eletrônica levará o que há de melhor da música eletrônica. Terá estrutura completa de boate com painel de led e decoração especial. Oito DJs se apresentarão ao mesmo tempo em que os shows das bandas acontecem no mega palco. De acordo com a organização do evento, haverá uma grande inovação em luzes e laser.

Público :

IDADE PERMITIDA

A Vara da Infância e da Juventude de Uberlândia permitirá a entrada de menores, com apresentação obrigatória de documento de identidade, de acordo as seguintes situações:
• A partir de 16 anos desacompanhados;
• de 14 a 16 anos incompletos acompanhados de parentes até terceiro grau (irmãos, primos - maiores de idade -, tios e avós) ou dos pais;
• de 10 a 13 anos incompletos somente acompanhados dos pais ou responsáveis legais;
A entrada para o Camarote All Incluse deve seguir as condições:
• A partir de 16 anos apenas acompanhados dos pais;
• A partir de 18 anos desacompanhados.
** NÃO SERÁ NECESSÁRIO NESTE ANO IMPRIMIR O TERMO DE AUTORIZAÇÃO. SERÃO CONFERIDOS OS DOCUMENTOS NA ENTRADA DO EVENTO.

Fonte :

www.triangulomusic.com.br

Impactos:

Moreira (2002) comenta que ainda não há consenso sobre a definição e o conceito de impacto ambiental. Entretanto, baseado na literatura pesquisada, pode-se definir resumidamente impacto ambiental como a modificação ou alteração das propriedades do meio ambiente que não possam ser absorvidas pelo mesmo sem causar alteração do equilíbrio do ecossistema. Os impactos ambientais podem afetar os componentes bióticos (componentes vivos do meio ambiente, como a fauna e a flora), abióticos (elementos não vivos, como a água, a atmosfera e o solo) e antrópicos (compreende os fatores sociais, econômicos e culturais da sociedade humana), podendo ser classificados quantitativa e/ou qualitativamente segundo alguns critérios, como em relação ao tempo da ocorrência, à duração e à significância .

Impacto, em turismo, é o resultado da interação entre os turistas, as comunidades locais e os meios receptores.

Doris Ruschmann (1993) afirma:
“Os impactos do turismo referem-se ‘a gama de modificações ou seqüência de eventos, provocados pelo processo de desenvolvimento turístico nas localidades receptores.”

Impactos Positivos do Triângulo Music :

- gera empregos na época de divulgação e realização do evento;
- melhoria na infra-estrutura do loca;
- incrementa a produção de bens e serviços;
- aumenta o consumo pelos produtos locais desde hortifrutigranjeiros até artesanato;

Impactos Negativos do Triangulo Music :

- marginalidade e prostituição;
- aumento da venda de drogas;
- sazonalidade turística;
- aumento dos acidentes de trânsito;
- a renda do evento ( ingressos e souvenirs ) não gera renda à cidade de Uberlandia .


Luiz Henrique C. Terra
Turismo - 4o período - Uberlandia

Anônimo disse...

Para não falarmos apenas das Exposições Agropecuárias de Uberaba irei falar um pouco sobre os Teatros que acontecem em Uberaba.
Teatro não tem uma data fixa, em Uberaba acontecem geralmente uma vez por mês e costumar ser de quinta a domingo. Existem as peças voltadas para crianças de 4 a 12 anos, as para adolescentes entre 12 e 20 anos e as peças para adultos, geralmente os freqüentadores possuem de 18 a 50 anos.
O teatro surge a partir do desenvolvimento do homem, através das suas necessidades.
O homem primitivo era caçador e selvagem, sentia necessidade de dominar a natureza. Através destas necessidades surgem invenções como o desenho e o teatro na sua forma mais primitiva.
Eram umas espécies de danças dramáticas coletivas que abordavam as questões do seu dia a dia, uma espécie de rito de celebração, agradecimento ou perda.
Estas pequenas evoluções se deram com o passar de vários anos.
Cria-se a ação na história. Surgem assim os primeiros textos teatrais.
A princípio tudo acontecia nas ruas, depois se tornou necessário um lugar. Aí surgiram os primeiros teatros.
Em Uberaba, existem vários grupos de teatro que se apresentam em escolas, creches e universidades. Muitos autores e diretores de peças teatrais reclamam que a cidade não possui a divulgação e a infra-estrutura desejada. Professores dessa arte afirmam que o município necessita de uma casa que atenda melhor as necessidades da população, como equipamentos de palco, acústica e o apoio da sociedade e dos governantes.
O teatro poderia ser considerado um forte evento para a cidade, aumentando assim o deslocamento de pessoas das cidades vizinhas para Uberaba, o que acontece é que com o baixo incentivo para os grupos locais, que poderiam apresentar peças com menores valores de ingressos, fica na mão de poucos trazerem grupos de outras cidades para se apresentarem na cidade, e isso faz com que o valor do ingresso fique alto, e apenas pessoas de classe média conseguem ter acesso ao teatro.

Fontes:
http://www.revelacaoonline.uniube.br/a2002/cultura/teatro.html
http://www.revelacaoonline.uniube.br/a2002/cultura/teatro1.html
http://www6.ufrgs.br/leadcap/amora/amadis_amora_projetos/paginas/projeto_339/origem_do_teatro.htm
Fernanda Inês Montes

4º per. TURISMO - UNIUBE

Anônimo disse...

Uberlândia Fest Folia 2008

Contagem regressiva para a maior micareta indoor da região. Este ano, com uma estrutura ainda melhor para animar os foliões com o melhor do axé.
Como já está provado que festa baiana em terras mineiras também faz o chão tremer, para a alegria dos foliões de plantão, dias 6 e 7 de junho Uberlândia vai ser invadida pelo melhor da música baiana. É a 4ª edição do Uberlândia Fest Folia, que pede licença e promete duas noites de muito agito e empolgação com o mix “trio e palco”. Este ano, a festa marca o retorno à cidade das bandas, Asa de Águia, Batom na Cueca e Chiclete com Banana e traz a presença da grande revelação do carnaval 2008 de Salvador - a banda VoaDois - ganhadora do tradicional prêmio baiano “Troféu Dodô & Osmar”. Após o sucesso incontestável da última edição, que reuniu mais de 40 mil foliões, o Uberlândia Fest Folia traz mais inovações, com uma estrutura ainda melhor para garantir maior conforto e segurança ao público. O novo palco – Geo Space Gigante – será um dos maiores, com uma extensão frontal de 22 metros, 12,5 metros de altura e um design arrojado em formato de concha acústica, o que vai proporcionar melhor visão do público e segurança para quem se apresenta. A localização do palco também será diferente, não mais à frente do Camarote, mas na lateral, permitindo que os foliões do camarote tenham acesso a um espaço exclusivo em frente ao palco e trânsito livre entre as duas áreas ficando bem próximos das atrações. A estrutura do camarote ganha também seis túneis Geo Space, que vão proporcionar um mirante de 120 metros com uma visão privilegiada do palco. Um dos eventos mais esperados durante o ano, o Uberlândia Fest Folia já foi incorporado pelo Município ao calendário oficial de eventos da cidade, através de Lei Municipal. E com o Uberlândia Fest Folia não é apenas o folião que sai ganhando em diversão e entretenimento. O evento também muda a rotina da cidade e traz ótimas oportunidades de negócios para o setor de prestação de serviços como, hotéis, bares, restaurantes, transporte, etc. A cidade de Uberlândia também ganha destaque nacional com a cerveja Crystal que patrocina o evento e, como todos os anos, já deu início à fabricação de mais de um milhão de latas de cerveja com a marca do evento. A micareta, que inseriu Uberlândia na rota dos melhores carnavais fora de época do Brasil, este ano passa a contar com a assinatura da Camarote Marketing e Promoções, empresa responsável pelo Festival de Verão de Salvador - um dos maiores festivais de música do País - e também pelo Triângulo Music, o maior festival pop rock da região. Em 2008, a expectativa é reunir mais de 50 mil pessoas no parque de exposições do Camaru. Muita descontração, alegria, e gente bonita vinda de todo o Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba, Centro-Oeste, além de Brasília e dos estados de Goiás e São Paulo.

-Programação
(Sujeita a alteração)

6 de junho (6ª feira-feira)
Palco: Chiclete com Banana
Trio Elétrico: Batom na Cueca

7 de junho (sábado)
Palco: Asa de Águia
Trio Elétrico: Voadois


Referências:http://uberlandiafestfolia.com.br/fw1/


Sheron

Anônimo disse...

1)

Samsara Festival



2)

Data: Este ano acontece nos dias 10, 11 e 12 de Outubro).
Local: acontece sempre em áreas planas e verdes, ex.: chácaras (em 2008 acontecerá no Camping Rio Claro - BR 452, km 200 entre Uberlândia e Araxá.
Tipologia: Festival/show
Estrutura envolvida: São montadas algumas tendas, uma decoração bem colorida e psicodélica, um palco onde tocam diversos DJ’s durante o tempo todo do evento. Existem barraquinhas de alimentação e bebida, de artesanato. São montadas muitas luzes coloridas, lasers e telas de LCD que ficam fornecendo imagens bem coloridas e abstratas.
Volume de pessoas: por volta de 3000 pessoas.
Período em que ocorre: anualmente (por diversas cidades do Brasil, inclusive em Uberlândia)
Origem e histórico do evento: A Samsara surgiu há 9 anos com o objetivo de juntar milhares de pessoas em prol da música eletrônica, da paz e do bem estar das pessoas que desfrutam de suas atrações em um ambiente natural e principalmente da valorização dos talentos artísticos brasileiros.


3)

É um dos melhores e maiores eventos de música eletrônica do país, e, como já foi dito, acontece há quase uma década em diversos lugares do Brasil todos os anos.
Atrai algumas pessoas que moram em cidades vizinhas e também, claro, o público uberlandense (principalmente jovens).


4)

Pontos fortes: estrutura física (decoração, espaço amplo); promove diversas apresentações culturais durante o evento; reúne DJ’s muito famosos em uma festa só; estacionamento amplo; diversos pontos de venda de ingressos; tem duração de vários dias, por isso todos encontram disponibilidade de pelo menos um dia para ir à festa.

Pontos fracos: preço alto; não consegue controlar o uso de drogas durante a festa.



5)

É visível que os pontos fortes são mais numerosos do que os pontos fracos e provavelmente por isso que a festa faz muito sucesso todo ano aqui em Uberlândia. Apesar do preço ser alto, a qualidade dos produtos e serviços oferecidos na festa são de alta qualidade também, o que acaba compensando o custo para quem gosta deste estilo de música.
Segundo ZANELLA (2006), “Há uma tendência de promover os eventos de maior porte em locais afastados dos centros urbanos, justificando-se pelo menor custo e por oferecerem maior conforto, segurança, liberdade e descontração.” E é isto que acontece com a Samsara. Esta acontece em um local tranqüilo, bonito, descontraído, afastado da cidade (porém não muito) e traz aquela sensação de fuga do cotidiano urbanizado, poluído e rotineiro no qual vivemos.


Fontes:

ZANELLA, Luiz Carlos. Manual de organização de eventos: planejamento e operacionalização – 3. Ed – São Paulo: Atlas, 2006.

Fotografu: http://fotografu.com.br/v8/uberlandia/2008/samsara-10-a-12-de-outubro-2008/ Acesso em 6 Setembro 2008.


Aline Martins

Anônimo disse...

OKTOBERFEST DE BLUMENAU

A Oktoberfest de Blumenau é consagrada como a segunda maior festa alemã do mundo, e atrai turistas do Brasil e do exterior, especialmente da Alemanha, mas também de países vizinhos da América do Sul e da América do Norte. Ela acontece anualmente no mês de outubro. Na última realizaçao do evento, cerca de 600 000 mil visitantes participaram da festa. Ela nasceu inspirada na maior festa de cerveja do mundo, a Oktoberfest de Munique, Alemanha. E, esta festa não é só cerveja, é folclore, é memória, é tradição. Durante 18 dias de festa os blumenauenses mostram para todo o Brasil a sua riqueza cultural, revelada pelo amor à música, à dança e à gastronomia típica.
Pesquisando sobre a festa, descobri que ela foi trazida para Blumenau, pela necessidade do seu povo, que teve a sua cidade destruída pela enchente do rio Itajaí. Este evento conseguiu fazer a cidade se recuperar física e economicamente, e com a sua grande repercussão se tornou um evento típico e consagrado na cidade, sendo realizado todos os anos. E esse é um dos pontos positivos do evento, os grandes lucros que ele traz à economia local, e até mesmo ao nosso país. O dinheiro arrecadado na festa é investido nas melhorias da cidade, galerias de águas, asfalto, assistência social. Blumenau se orgulha de não ter gente desempregada na cidade, a não ser a mão de obra totalmente desqualificada, e mesmo esta encontra ocupação durante a Oktoberfest.
Só encontrei um impacto negativo que a festa pode trazer: por ser a segunda maior festa da cerveja do mundo, muitas pessoas extrapolam na bebida, o que ocasiona algumas brigas e desentendimentos na festa, mas nada grave, pois a segurança é bastante reforçada. E, há também algo que já foi citado de início, mas é importante destacar: infelizmente esta festa maravilhosa e de grande porte que é a Oktoberfest, mesmo acontecendo em território brasileiro todos os anos, não é de origem brasileira, mas sim alemã, e para nossa tristeza não é a única festa.



AMARAL, Rita. Festa à Brasileira - sentidos do festejar no país que "não é sério".
Disponível em: http://www.aguaforte.com/antropologia/festaabrasileira/AOktoberfestdeBlumenau.html#lucros>.


Kézia Ferreira Rodrigues

Anônimo disse...

Carnaval de salvador

É a maior profusão de alegria dos baianos. A festa, que envolve na sua organização a participação direta de 25 mil pessoas, tem dimensões gigantescas e acontece com uma média de 2 milhões de pessoas em 6 dias de festa em 25 quilômetros de ruas, avenidas e praças.
O Carnaval é realizado em três circuitos oficiais (Dodô, Osmar e Batatinha), com a presença de mais de 200 entidades, divididas entre blocos de trio, afros, índios, infantis e alternativos, afoxés, e trios independentes. A festa acontece também no Pelourinho - com a apresentação de diversas bandas e grupos - e em bairros da cidade, onde são montados palcos para apresentações musicais. Salvador recebe, em média, 800 mil visitantes vindos de municípios localizados a menos de 150 quilômetros de distância e de diversos Estados brasileiros e países do mundo. O evento começa na noite de quarta-feira (circuito Dodô, antigo Barra-Ondina) e só termina no final da manhã de quarta-feira de Cinzas, com o encontro de trios elétricos na Praça Castro Alves e os famosos arrastões iniciados por Carlinhos Brown na Barra.
O trio elétrico, criado por Dodô e Osmar a famosa fobica, remodelação de um velho Ford Bigode 1929, tornou-se o primeiro trio elétrico. Totalmente mudado e pintado para a festa, a fobica virou o palco perfeito para à guitarra baiana. Esta invenção transformou o carnaval de rua de Salvador. Que hoje em dia é agitado por vários cantores famosos na Bahia. Os shows dados em cima do trio elétrico são gratuitos e passam pelas ruas dos bairros como Barra, Ondina e Campo Grande. Atraindo uma grande multidão de pessoas, tanto anônimas quanto outros artistas e personalidades
Quando falamos a palavra "carnaval",a primeira imagem que nos vem na cabeça é de alegria,folia,animação,festa,etc.Mas não é bem isso que acontece no carnaval baiano,pois apesar
de ser considerado como "uma das maiores festas do mundo", o carnaval também tem seu lado ruim.
Alguns exemplos do lado negativo do carnaval é:A grande quantidade de dinheiro investida nesta festa em vez de ser aplicada na educação por exemplo;A "briga" entre blocos para ter privilégio na fila;A violência;O trabalho infantil e o uso de contêiners neste último carnaval para prender marginais e a polêmica que isso causou.
Todos estes problemas precisam ser revistos para que haja uma maior preocupação com as prioridades que a nossa cidade tem.
Salvador, primeira Capital do Brasil é abençoada por Todos os Santos. Sua exuberante geografia é dividida em dois andares, cidades alta e baixa. Seu rico patrimônio histórico e cultural foi herdado pela miscigenação das raças (indígena, africana e européia) e está presente na religiosidade, na culinária do ouro, nas manifestações culturais e nos costumes de um povo alegre e hospitaleiro. Esses atributos singulares despertam a curiosidade no imaginário das pessoas, tornando Salvador num excelente produto turístico nacional e internacional.

Diante desse cenário, surge em 18 de fevereiro de 1986, a Empresa de Turismo S/A – EMTURSA como uma sociedade de economia mista¹ vinculada a Prefeitura Municipal da Cidade do Salvador.

Sociedade de economia mista: as cotas acionárias são divididas entre o poder público (Prefeitura Municipal de Salvador) e a iniciativa privada através de um Conselho, sendo que a Prefeitura detem 99% dessas ações.

ÂMBITO DE ATUAÇÃO DOS ÓRGÃOS OFICIAIS DE TURISMO

Âmbito Federal - Brasil - Instituto Brasileiro de Turismo – EMBRATUR
Âmbito Estadual - Bahia - Empresa de Turismo da Bahia S/A – BAHIATURSA
Âmbito Municipal - Salvador - Empresa de Turismo S/A - EMTURSA

MISSÃO DA EMTURSA

Fomentar as atividades turísticas, promovendo Salvador como destino nacional e internacional, oferecendo aos visitantes e à comunidade, infra-estrutura e serviço de qualidade, gerando emprego e renda para o Município.

Fontes:
http://priletyelai.blogspot.com/2008/03/isso-carnaval-de-salvador.html
http://www.salvadordabahia.ba.gov.br/


Leonardo Cruz - 5030248

Anônimo disse...

Exposição Internacional de Gado Zebu

A Feira de Exposição Internacional de Gado Zebu teve início em 1.934 na cidade de Uberaba e já está em sua 74ª edição que todos os anos traz consigo uma vasta variedade de turistas para a região e muitos representantes do governo, assim o ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, o vice-presidente da República e ministro da Defesa, José Alencar, e os governadores de Minas Gerais, Aécio Neves, de Goiás, Marconi Perillo, de São Paulo, Geraldo Alckmin, e do Distrito Federal, Joaquim Roriz.
Trata-se de uma das maiores feira de genética e pecuária zebuínas do mundo e acontece no Parque Fernando Costa. Oficialmente, o grande festival é considerado com o Hasteamento da Bandeira do Brasil pelas autoridades envolvidas.
Tem seu início, na maioria das vezes, no final do mês de abril e no começo do mês de maio e tem duração de 15 dias.
É o mais conhecido da região mineira pelos seus eventos e shows famosos que são sediados na cidade. Todo ano, o evento arremata mais de 3 mil visitantes.
Esta atividade acontece há muito tempo, desde quando o estado de Minas Gerais era conhecido como “O ESTADO DO GADO”, ao contrario de São Paulo, que era chamado de “A TERRA DO CAFÉ”.
Com esta movimentação de pessoas, o turismo da cidade se mantém aquecido por muito tempo e é reconhecida atualmente como a cidade “Capital do Gado” em todo o mundo.
Atualmente, temos até visitantes internacionais, cerca de 700 pessoas estrangeiras vem a nossa cidade para o encontro dos criadores de gado, o que atribui à região um enorme conceito e prestigio.
Um dos pontos mais fortes do evento é a movimentação que os shows causam, que é um dos focos mais visados que conta com a presença de vários cantores e cantoras, como, Babado Novo, Chiclete com Banana, Gino e Geno, Bruno e Marrone, Edson e Hudson, entre outros...
Um ponto negativo para a cidade, é o aumento da criminalidade relacionada aos turistas que sofrem com ações criminosas.
No meu ver, a realização da EXPOZEBU é um evento benéfico para nossa cidade, pois contribui com a cultura do nosso município e gera, além de renda, muitos empregos, mesmo que temporários. Com a ajuda de tal evento, nossa cidade pôde ser vista mundialmente como uma referência para o acontecimento.
Somos a única cidade que leiloou uma vaca, no caso a Vitória, por 1 milhão de reais e neste ano, outra, no valor de 2,2 milhões de reais, o que traz grandíssimo prestigio para a nossa região e uma valorização em vista às outras cidades.
Acho que deveríamos requerer maior atenção para o movimento, destacando-o cada vez com maior proporção.

Celso Eduardo Fontoura Borges Junior

Anônimo disse...

Evento:Parada do orgulho e respeito GLFT de Uberaba.

O primeiro evento aconteceu em 2006Vem ocorrendo como forma de visibilidade ao GLBT(gays,lésbicas,bissexuais e trangênicos)e grupos que lutam pelos direitos.Objetiva denunciar e combater a homofobia.
Este evento conta com o apoio da Prefeitura Municipal, Polícia civil e do corpo de bombeiro.
Local: Avenida leopoldino de oliveira e Santos Dumont.
É um evento de extrema importância,por ser uma manifestação que busca a conscientização da população contra a discriminação.
Neste ano ocorreu no dia 27 de julho, reunindo mais de 40 mil pessoas, que manifestaram pacificamente.O evento foi consolidado,no decorrer da semana que antecedeu ao domingo, com palestras e concursos.
A repercussão que este evento trouxe para Uberaba nestes três anos é significativo.O percentual de turistas é grande, por ser um movimento que agrega várias pessoas do entorno ou locais mais distante,por curiosidade e por levantar a bandeira do movimento, lutando contra o preconceito que, infelizmente, é muito grande.
Acredito que o evento tende a crescer nos próximos anos,com uma agenda semanal que supere a de 2008

Andrea Souto

Anônimo disse...

Festa da Medalha Milagrosa

Santuário de Nossa Senhora da Medalha Milagrosa


O Mosteiro da Imaculada Conceição da Divina Providência e de São José, conhecido como Mosteiro da Medalha Milagrosa, foi fundado, em Uberaba, no ano de 1949. O culto a Nossa Senhora da Medalha Milagrosa foi introduzido pelo Professor Djalma Alvarenga, no ano de 1955. O número de fiéis cresceu e decidiu-se providenciar um local mais amplo. Com isso, foi construído um Santuário com capacidade para 5.000 pessoas que atrai visitantes de todo o país e fez de Uberaba um centro de expansão do culto à Medalha Milagrosa. A festa dedicada à Santa é comemorada no dia 27 de novembro.


Segmento: Religiosos
Acontece : Anualmente
Título do Evento FESTA DA MEDALHA MILAGROSA
Onde: Mosteiro da Imaculada Conceição - Uberaba
Descrição do evento: Telefone: (34) 3312-9070
Entrada: Aberta
São realizadas missas de hora em hora durante o dia 27, data da comemoração que simboliza o encerramento da festa da Medalha Milagrosa. Padre Geraldo Maia Reitor do Santuário
Fax: (34) 3312-9070
Localização Local Mosteiro da Imaculada Conceição
Rua: Rua Medalha Milagrosa, 123-Mercês Cód. Postal: 38060-500 Cidade Uberaba País: BR

PONTOS POSITIVOS: Acredita-SE que mais de 20 mil devotos passaram pelo santuário Uberabense (2007) . Boa parte, acentua, de romeiros. Ele calcula que trazendo caravanas vindas de outras cidades de Minas e dos estados de São Paulo, Goiás e Mato Grosso deverão vir cerca de 70 ônibus. (2007)

PONTOS NEGATIVOS : Acredito que a festa não gere renda para a economia local pois pude perceber indo a festa , que as pessoas que trabalham na mesma não são da cidade , mas sim ambulantes que vão de cidade sem cidades para vender seus produtos. em festas religiosas


Referências Eletrônicas

http://www.jornaldeuberaba.com.br/?MENU=CadernoA&SUBMENU=Cidade&
http://www.turismo.mg.gov.br/index.php?option=com_eventlist&Itemid=76&func=details&did=971
http://arquivopublicouberaba.blogspot.com/2008/06/breves-histricos.html
http://www.jornaldeuberaba.com.br/?MENU=CadernoA&SUBMENU=Cidade&CODIGO=18168


Camila Rosa de Melo

Anônimo disse...

Evento: Folia de Reis
A Folia de Reis é uma festa devocional que expressa os sentimentos mais profundos dos homens. Seus personagens, cantos, ritmos, rezas, roupas e adereços são uma tentativa ritual de diálogo com Deus e os santos Reis, para que estes lhes protejam das contingências da vida. Esse cortejo de caráter religioso e popular ocorre entre o Natal e o mês de Janeiro, reproduzindo a viagem dos três Reis magos, Baltazar, Belchior e Gaspar, à Belém para adorar o Menino Jesus. A Folia de Reis de um modo geral tem 12 componentes, sendo que alguns têm denominações especiais: mestre embaixador ou capitão, contra mestre, alferes ou bandeireiro (carrega a bandeira); foliões (músicos) e palhaço. A missão da Folia de Reis é fazer uma jornada de 07 dias, geralmente para cumprir algum voto feito aos santos Reis. Os cantos de folia referem -se, em geral, ao nascimento de Cristo. Os Músicos tocam vários instrumentos. Os mais comuns são: viola, cavaquinho, sanfona, caixa de guerra, triângulo, pandeiro e bumbo. A roupa dá um colorido especial a festa, as cores são vivas indo do branco ao verde, azul, rosa e amarelo. O roteiro é planejado pelo chefe da folia e, em geral, sai da casa do festeiro, percorre outras casas recolhendo donativos e retornam para o mesmo local.
Data: 06 a 20 de janeiro;
Local: Capela de Santos Reis, Rua Barão de Ouro Preto, 73, bairro Xangrilá, onde, também, fica a sede da Associação das Folias de Reis de Uberlândia;
Tipologia: festa de manifestação cultural(religioso);
Entrada: livre, qualquer um pode apreciar a festa;
Cidade: Uberlândia;
Atratividade turística: Em Uberlândia esta prática, esta tradição, se mantém através dos mais de 50 grupos de Folias existentes na cidade, que se reúnem para sua grande festa anual. A cidade recebe dezenas de Foliões vindos de diversos estados brasileiros, realizando um grande encontro em frente a capela.
O ponto forte: A Festa de passagem da coroa para o festeiro do ano seguinte;
O ponto fraco: As exaustivas caminhadas de porta em porta, para arrecadação de donativos para a festa. Os jovens não se interessam mais por esta manifestação cultural;
“Organizar um evento exige arte e visão para superar a expectativa dos participantes através de serviços e atendimentos eficientes”. Zanella (2006)
A tentativa de preservação da manifestação cultural e religiosa que é a “Folia de Reis”, é positiva no sentido de representar a luta dos organizadores que tentam a cada ano, que a festa não seja esquecida, surpreendendo seus participantes através de sua organização.
Representa também a sobrevivência de uma cultura (tradição), demonstrando que mesmo com a globalização, ainda não houve uma heterogeneização das diversas culturas existentes, assim não perdendo sua “identidade cultural”.
Olhando por outro lado, esta festa não gera renda a economia local, pois as maiorias de seus participantes conseguem o que precisam de doações, mesmo os que vêm de fora. Os jovens também tendem a se afastar desta tradição, procurando outros tipos de festas, e excluindo cada vez mais este movimento cultural.


ZANELLA, Luiz Carlos. Manual de organização de eventos: planejamento e operacionalização – 3. Ed – São Paulo: Atlas, 2006.
http://www3.uberlandia.mg.gov.br/secretaria.php?id_cg=158&id=10


Lucas Neves – 4° Período Turismo

Anônimo disse...

1.
IIV FESTIVAL DE MÚSICA ESPÍRITA DE UBERABA

2.
O evento correrá no dia 29 de setembro de 2008, ás 19h.
Será realizado pela União da Mocidade Espírita de Uberaba – UMEU, com o apoio da Aliança Municipal Espírita de Uberaba – AME, da União Espírita Mineira – UEM; da Federação Espírita Brasileira – FEB e da empresa JÔ MUSICAL, o VII FESTIVAL DE MÚSICA ESPÍRITA DE UBERABA – FEMEU.
O VII FEMEU, será realizado no âmbito do Conselho Regional Espírita Sul – CRE-SUL, abrangendo todos os artistas das cidades de: Água Comprida; Aparecida de Minas; Campina Verde; Campo Florido; Carneirinhos; Comendador Gomes; Conceição das Alagoas; Conquista; Delta; Fronteira; Itapagipe; Iturama; Limeira do Oeste; Pirajuba; Planura; Prata; Rio do Peixe; Rufinópolis; Sacramento; São Francisco de Sales; Uberaba; União de Minas; Veríssimo. r
O VII FEMEU é um festival de composições inéditas, voltado à temática ESPÍRITA e tem como objetivo:
a) Valorizar a arte produzida dentro do movimento espírita;
b) Incentivar a participação e criação artística elevada;
c) Proporcionar a descoberta de novos talentos, além de buscar a elevação do espírito humano;
d) Divulgar a música de qualidade, que eleva a alma humana e dignifica a vida;
e) Promover o intercâmbio artístico e cultural entre as cidades do CRE-SUL.

Tipologia: Festival/Show religioso;

Porte: Médio Porte;

Público alvo: Comunidade espírita em geral, mas com um sutil foco para os jovens, e todos aqueles que simpatizarem com o estilo musical.

3.
Partindo do princípio que o evento tem uma abrangência regional, atrairá para cidade um fluxo de turistas das cidades envolvidas no evento, como participantes e observadores, contribuindo para a consolidação da cidade como destino de Turismo Religioso Espírita.

4.
Pontos Fortes: Apoiado pelas principais entidades religiosas da cidade e região, possibilitando visibilidade e credibilidade para sua realização e bem fundamentando no que diz respeito a objetivos e aplicabilidade, além de estabelecer uma relação sutil, porém extremamente eficiente, entre o TEMA proposto e o PÚBLICO ALVO.

Pontos fracos: má divulgação fora do contexto espírita, impossibilitando pessoas que não são da religião, mas poderiam se interessar pelo evento, de se informarem a respeito do proposto, como por exemplo, o fato que não encontrar em nenhuma informação a respeito do LOCAL do evento, algo que particularmente considero IMPERDOÁVEL para um evento desse porte e abrangência.

5.
Bom, acredito que o evento terá como impacto positivo para a cidade o fato de ajudar a consolidar o município como destino turístico religioso/espírita na região, além de contribuir para a agenda de eventos de âmbito cultural-religioso e enriquecer o patrimônio da cidade.

Bruno Araújo

Prof º Therbio Felipe Moraes Cezar disse...

ELIZABETH LEMOS SERRALHA MORGADO

EVENTO EM UBERLÂNDIA


Tipo de evento : Desfile de Moda

Características quanto:

Data: Mês de Setembro

Local: Centro de Convenções

Volume de pessoas: 500 pessoas /dia

Períodos em que ocorre: Anual - duração: 5 dias

Origem: Iniciativa de logistas do shopping.

Histórico: O evento acontece há dez anos, com a iniciativa dos logistas do center shopping cujo objetivo é aumentar as vendas de seus produtos e mostrar as tendências de uma nova coleção. O desfile acontecia a uns anos atrás, na praça de alimentação onde se concentravam a maioria dos clientes e o público no geral. Era um acontecimento bastante agradável , onde amigos aproveitavam para se reunirem e bater um bom papo além de se interarem com o mundo da moda.
Hoje com a área de expansão em funcionamneto a pleno vapor,com a participação total das lojas ,o evento atingiu proporções consideráveis, contanto além da participação do público local , o público regional. A realização do evento é através de uma equipe de profissionais altamente qualificada tendo a participação de modelos de outros estados e muitas vezes contando com a presença de algumas celebridades nas nossas passarelas. São realizados os desfiles , em cinco dias, com a apresentação das lojas mostrando suas marcas, que são distribuidas em grupos, cuidadosamente distyribuidos para não tornar o evento improdutivo e cansativo. O shopping com a realização desse evento anual, oferece à sociedade de uberlandense e da região um evento de qualidade , inovações e muito glamour.

Atratividade do evento:
 Mostrar as tendências das novas coleções;
 Fedelizar o público e as marcas;

Analise dos pontos fortes e fracos do evento: O evento traz consigo um aumento no fluxo e nas vendas dos produtos logísticos. Assim contribui para o desenvolvimento socio-econômico de vários outros setores como hóteis, restaurantes,bares e outros. Mas como todo tipo de evento , este também traz efeitos negativos ressaltando nas cópias de roupas que leva uma queda nas vendas das marcas.O consumismo infindável das pessoas e não podendo deixar de mencionar a vaidade excessiva de jovens que mudam seu comportamento, se espelhando nos modelos para alcaçarem um corpo ideal , parecido ao das famosas, chegando muitas vezes a anorexia. Acredito que o aquecimento das vendas nesta época também se estendao final da coleção ( fim de estação). O setor alimetaçaõ do shoppping é beneficiado aumentando considerávelmente o consumo. Na fase de pré-evento o setor de publicidade também se lucra.
Podemos constatar que o evento proporciona uma grande movimentaçao no mercado da localidade.

Prof º Therbio Felipe Moraes Cezar disse...

Linna Rocha e Silva

Evento : Festa Popular – Congado

Definição : São manifestações realizadas e baseadas em fatos e atos populares normalmente incentivadas pelo governo e até mesmo oficializadas, pois grande parte delas homenageia fatos marcantes do país.


Calendário anual das manifestações das Guardas Congados, Folias Reis :

Abril
Final de abril – Festival de Folias de Reis
Maio
Mês de Maria – manifestações por todas as comunidades que rezam o mês de maria
Dia 13 – Libertação dos Escravos ( manifestações em praças públicas)
Junho
Dia 24 – Dia de São João – Festa na Igreja Nossa Senhora do Rosário
Agosto
Dia 20 – Festival de Congado com encerramento com a missa conga
Outubro
Dias 1 a 15 – Festa de Nossa Senhora do Rosário - Igreja de Nossa Senhora do Rosário
Dia 12 – Festa de Nossa Senhora Aparecida – Vila Marques
Final de outubro – Festa de Nossa Senhora do Rosário - Alto Maranhão
Novembro
15 a 20 – Comemoração da Consciência Negra – Manifestações em praças públicas
O CONGADO EM UBERLÃNDIA
A lenda de Chico-Rei revela que a origem das festas do Congado está ligada à igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos. Segundo a lenda, Francisco, escravo batizado com o nome de Chico-Rei, era imperador do Congo e veio para Minas Gerais com mais de 400 negros escravos.
Na sofrida viagem, Francisco perdera a mulher e os seus filhos,sobrevivendo apenas um. Chico-Rei instalou-se em Vila-Rica, trabalhou nas minas e somando o trabalho de domingos e dias santos, conseguiu realizar a economia necessária para comprar a sua alforria e a do filho. Chico-Rei dançou na igreja para comemorar a alforria.
Posteriormente, obteve a alforria de seus súditos de nação e adquiriram a mina da Escandideira. Casou-se com uma nova rainha e o prestígio do “rei preto” foi crescendo.
Organizaram a irmandade do Rosário e Santa Efigênia e construíram a igreja do alto da santa cruz. Por ocasião da festa dos Reis Magos,em janeiro,e na de Nossa Senhora do Rosário,em outubro, havia grandes solenidades generalizadas com o nome de “Reisados”.
Nestas solenidades, Chico-Rei coroado, antes da missa cantada,aparece com a rainha e a corte, vestido de ricos trajes; e seguidos por dançarinos e músicos.
Os batedores, na festa, seguem com caxambus, pandeiro marimbas, canzás em intensas ladainhas.
O congado também é conhecido como “congada” ou “congo”, um festejo popular religioso afro-brasileiro mesclado com elementos religiosos católicos,com um tipo de dança dramática na coroação do rei do Congo,em cortejo com passos e cantos, onde a música é o “fundo musical” da celebração.
É um movimento cultural sincrético,um ritual que envolve danças, cantos, levantamentos de mastros, coroações e cavalgadas, expressos na festa do Rosário plenamente no mês de outubro. São utilizados instrumentos musicais como cuíca, caixa, pandeiro e reco-reco, os congadeiros vão atrás da cavalgada que segue com uma bandeira de Nossa Senhora do Rosário.
Na antiga capela de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos,inaugurada no início do século XVIII, até ser completada em 1750, foi criada a Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, como já citado,para zelar e cuidar das tradições da santa padroeira os escravos.No fim do festejo coroa-se o rei e a memória de uma cultura afro-brasileira.



O CONGADO EM UBERLÃNDIA

A Festa do Congado em Uberlândia é tradicional, realizada desde o ano de 1876. Milhares de pessoas já participaram do evento que, neste ano, recebe 24 Ternos da cidade e outros seis da região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. Segundo informações da assessoria da Coafro, a festa reafirma a presença dos ternos de congado no centro de Uberlândia e confirma a resistência cultural dos congadeiros.
Primeira Versão do Congado em Uberlândia
Ranulfo José Paulino – neto de Paulino Estevão da Costa – diz que “Os primeiros ternos de congado surgiram no distrito de Santa Maria – atual Miraporanga. Foi lá que nasceu o moçambique que antes não era aceito no São Pedro do Uberabinha”. E continua: “Monte Alegre-MG, Centralina -MG e Itumbiara-MG, foram lugares que tiveram a festa levantada por vovô Paulino Estevão e ele era candeeiro de carro de boi sempre disposto a incentivar toda a comunidade negra.” Foi também um tempo em que os homens vestiam bonitas roupas confeccionadas manualmente os generais usavam espadas reluzentes” . E acrescenta: “havia orgulho dos congadeiros em desfilar na frente dos ternos. Os mais antigos membros dos festejos, colocavam uma faixa no corpo com o nome da Irmandade do Rosário. Ranulfo finaliza: “uma outra situação muito comum era todos os ternos passarem em um benzedor para limpar os dançadores e instrumentos.”
“Essa proximidade com os centros espíritas fez crescer o preconceito social que considerava o congadeiro um praticante de feitiço. Certa vez uma senhora não deixou seu filho sair porque tinha visto a dona de um terno entrar num centro de Umbanda, do qual a mesma era a chefe”. “Apesar de tudo, o negro uberlandense é muito forte e continua com a sua fé e não arreda o pé da Igreja do Rosário, ali ninguém toma mais da gente não, e o povo novo que vem chegando tem de saber dessa história também de outro jeito e não só aquela que os poderosos escrevem que eles tem dinheiro pra contar a história e espalhar do jeito que desejam”.
Ocupar que seja duas vezes ao ano – no segundo Domingo de Novembro e Segunda-feira – o trecho da Floriano Peixoto a começar da Praça do Fórum terminando na Igreja do Rosário e de noite realizar o percurso processional; a conquista anual desses espaços dantes delimitados aos chamados “homens de cor” da cidade, faz que o coração de cada congadeiro palpite orgulhosamente ao sentir-se elo único de corrente cultural poderosíssima.
E é assim que surge um canto novo qual grito guerreiro anunciando aos desejosos de sepultar rituais afros no centro de Uberlândia: “Ah Hu” "A Igreja é nossa” “Ah Hu” A Igreja é nossa! Esse uníssono – verso solto da garganta do Congo Camisa Verde quase perto da Igreja do Rosário em 15 de Novembro de 1999,reafirma uma vez mais a resistência de um povo que arranca de suas entranhas cotidianas maioria miseráveis,o axé – força vital – que os mantém de cabeça erguida em nova era milenar.
Ranulfo convicto afirmava que “o congado procede lá de Santa Maria (atual Miraporanga), desde que lá os escravos fundaram uma Igrejinha do Rosário”, e seu argumento tem consistência uma vez que nessa região habitaram escravos que mais tarde vieram para as margens do Rio Uberabinha, habitando nas adjacências do atual Bairro Patrimônio.
Através de Ranulfo, fica-se sabendo dos litígios fundiários antigos e de como grandes famílias negras foram sumariamente espoliadas e depois desalojadas de suas casinhas de pau-a-pique e abodes:”é muita gente mesmo que ficou rica tomando o que era dos pretos,pobres,as terrinhas que eles receberam sem papel passado em cartório e no fim os caras iam lá que nem se fosse deles e ainda tinha uns que ficavam tontos e assinava papel com o polegar,que era tudo analfabeto”.Segundo Gusmão,”o festival e o papel em branco representavam a escritura do abraço com que o fazendeiro expande seus domínios:diz ser seu o que não é tornando possível a expulsão de habitantes de uma terra(GUSMÃO,1995,p.121)."
“Em Uberlândia/MG, dançar ao ritmo de tambores significa homenagear
Reis e Rainhas Congo e louvar Nossa Senhora do Rosário
e São Benedito. As relíquias expressam a memória ancestral
dessa comunidade; formam uma composição estética da dança
que registra a visão de mundo dessas pessoas; e, por conseguinte,
o seu projeto de futuro. A partir das histórias contadas oralmente
e da observação de campo utilizando-se da antropologia visual,
percebeu-se que a memória marcada nas relíquias é parâmetro
para relações pessoais, coletivas. O valor dado às relíquias é importante
para entender, a partir da composição estética da festa, as identidades dos grupos que praticam a cultura.”
Impactos no Turismo -> os impactos do turismo referem-se à gama de modificações ou à seqüência de eventos provocados pelo processo de desenvolvimento turístico nas localidades receptoras. As variáveis que provocam os impactos têm natureza, intensidade, direções e magnitude diversas; porém, os resultados interagem e são geralmente irreversíveis quando ocorrem no meio ambiente natural.
Impactos positivos do congado:
* impactos econômicos;
*impactos culturais;
* impactos sociais;
* geração de rendas;
* expansão das oportunidades locais
Impactos negativos do congado:
*grande consumo de álcool;
*a resistência em relação à falta de conscientização da população sobre a cultura local ainda existe.
*A falta de água para os integrantes dos ternos e banheiros públicos

Referências Bibliográficas:
ARROYO, Margarete. Representações sociais sobre práticas de ensino e aprendizagem musical. Um estudo etnográfico entre congadeiros, professores e estudantes de música. UFRGS, 1999.
BRASILEIRO, Jeremias. Congadas de Minas Gerais. Fundação Cultural Palmares, Ministério da Cultura, 2001.
Congada de Fé. Uberlândia, Gráfica Monteiro, 1998.
RAMOS, Eduardo. Congadas, Retratos de Resistência e Fé. Brasília, Universidade do Triângulo, 2005.
Identidade Cultural dos Ternos de Congada. In: Congado em Uberlândia: espaço de resistência e Identidade Cultural, 1996-2006.
Monografia. Instituto de História, Universidade Federal de Uberlândia, 2006.

Anônimo disse...

Axé Uberaba
A quinta edição do Axé Uberaba chega com novidades em 2008. Da localização aos dias do evento, a mudança vem para alegrar os foliões e fazer a cidade cair na folia em duas etapas da micareta. O agito baiano em terras mineiras aconteceu um dia no mês de junho e termina com dois dias de festa no mês de outubro.
No dia 13 de junho aconteceu a primeira parte do Axé Uberaba, no Centro Park (Univercidade), com Cláudia Leitte e a Banda A Zorra.
Dia 31 de outubro e 1º de novembro tem a segunda parte do Axé Uberaba 2008 no Centro Park no primeiro dia se apresentam Banda Eva e Tomate e no segundo dia Asa de Águia e Alexandre Peixe.
Pontos Positivos
O Axé Uberaba é um evento muito importante para o Turismo em Uberaba, pois atraem pessoas do Brasil inteiro movimentando a economia da cidade, através da ocupação de hotéis, movimento nos bares e restaurantes além de levar o nome de Uberaba para todo o Brasil.
Pontos Negativos:
Como todo evento de impacto junto com as boas pessoas vem as pessoas más intencionadas o que aumenta a criminalidade na cidade, aumenta acidentes de trânsito.

Fontes:
http://www.jmonline.com.br/?canais,5,08,754
http://www.axeuberaba.com.br/
http://www.proeventos.com.br/eventos_ver.php?CdNotici=18

Rodrigo Campos de Carvalho

Anônimo disse...

A FUNDAÇÃO CULTURAL DE UBERABA tem buscado consolidar eventos de cunho socio-cultural na ciadade, que ao longo dos anos de realização, tem-se mostrado relevantes para a movimentação da população e respectivo interesse pelas ofertas, em formato de feiras e eventos diversos. Todos os eventos que pude observar através da disponibilidade da Fundação, são de pequeno porte, porém constantes, normalmente semanais, e sempre com rotatividade de público, crescente divulgação do sucesso das empreitas, e em termos gerais, mostram-se, passo a passo, um fator educativo para a população em termos culturais, divulgação de estilos diversos, musicais, teatrais, artísticos em geral, espaços para manifestação regionais e de particularidades da cidade e consequente consolidação de uma identidade local. São eventos de iniciativa pública, para fomentar a cultura, a sociabilização, possibilidade de comércio de artesanato, com barracas de artesãos e também de alimentação, apresentações musicais entre outras artísticas, e disseminação de novas idéias, sempre com espaços consagrados em atrativo para o público.
Entre os discriminados pelo site da Fundação Cultural, podemos citar:

- FEIRA LIVRE ARTE/CULTURA

Artesãos e artistas das mais diversas áreas mostram e passam à população um pouco de arte e cultura.
A Feira Livre Arte/Cultura tem como objetivo levar arte e cultura para a Praça Dom Eduardo toda sexta-feira, a partir das 18 horas.
Agenda (2008):
01/08 – Peixinho e Banda
08/08 – João Neto
15/08 - Feriado
22/08 - Espetáculo Danças Folclóricas - em comemoração ao Dia Nacional do Folclore
29/08 - Xote Xique
05/09 - Banda Top D´Linha
12/09 - Lú Mel
19/09 - Banda Beta

- DOMINGO COM MÚSICA ACONTECE NO MERCADO MUNICIPAL

O projeto "Domingo com Música" acontece todos os domingos no Mercado Municipal de Uberaba . Lá você aprecia com seus amigos e familiares boa música e conhece os nossos talentos uberabenses.
Esse é o programa de maior ibope que acontece semanalmente no Mercado. O projeto apresenta vários estilos musicais, colabora para divulgação dos artistas da cidade, além de incentivar a formação de público para a cultura enquanto promove entretenimento.
O Domingo com Música acontece no Mercado Municipal, das 10 às 13 horas.
Shows (2008):
24/08 - Luciano Borges
31/08 - Banda Rindo à Toa
07/09 - Banda Dibadá
14/09 - Vander e Vandeir
21/09 - Grupo Chorocultura

- PROGRAMAÇÃO CORAL CIDADE DE UBERABA/2008

ABRIL
12 – 50º Encontro de Folias de Reis
Vera Cruz com Orquestra de Cordas da ACUAS
MAIO
10 – Apresentações curtas comemorando o Dia das Mães
Locais diversos: asilos, Casa do Cinza, condomínios etc
JUNHO
14 – “...que seja infinito enquanto dure”
Espetáculo lembrando o Dia dos Namorados
Local: TEU
Horário: 20:30
AGOSTO
15- Nossa Senhora da Abadia
Espetáculo para o momento da Coroação
Local: Praça da Abadia
Horário: a partir das 18h
Sem data – IX Encontro de Corais
Local, data e horários a decidir
OUTUBRO
30 – Espetáculo lembrando 35 Anos do Clube da Esquina
Músicas dos Mineiros
Local, data e horário a decidir
NOVEMBRO
22 - Especial Clara Nunes
29 – Missa dos Quilombos
Local, data e horário a decidir
DEZEMBRO
Sem data - Apresentações de Natal
Locais, datas e horários a decidir

- TEATRO EXPERIMENTAL DE UBERABA-TEU

TEU - Teatro Experimental de Uberaba “Augusto César Vanucci” está instalado em um prédio cuja arquitetura remonta ao início do século XX. Há três anos foi adaptado para apresentações culturais, com instalação de moderna aparelhagem de som e iluminação. Com capacidade para 140 pessoas, o Teatro oferece à comunidade uma programação diversificada, incluindo apresentações culturais ligadas à música, dança teatro, além de cursos de Teatro, e de Teatro de Revista.

- CIRCO DO POVO

O Circo do Povo foi inaugurado em 1983 e, desde sua inauguração, contando com parcerias diversas, tem servido de palco para as mais diversas atividades culturais, como Festivais de Viola, de Folclore, de MPB, Cinemateca, Curso de Xadrez, Brinquedoteca, Projetos Pedagógicos (pré-leitura) - O Leitor e O Autor - Biblioteca Itinerante, e cursos profissionalizantes (Manicure, Modelagem, Corte Costura, Artes Circenses e Reciclagem). O espaço do Circo é também utilizado para conferências, debates, palestras e para encontros entre os moradores dos bairros para discutir assuntos de interesse de sua comunidade. E, a cada final de semana, um espetáculo era montado com artistas, apresentações folclóricas diversas, malabaristas, shows com duplas sertanejas, apresentações de alunos das aulas circenses e do corpo de balé, e também de artistas amadores dos bairros.
Com a aquisição de nova lona, através da parceria concretizada com a CTBC, o Circo reinicia suas atividades em agosto. Oito oficinas de artes estão sendo programadas para acontecer no espaço, atendendo pessoas de 07 a 80 anos.

- PROJETO PIXINGUINHA 2008 COM NOVO FORMATO

Inscrições até 3 de outubro
A edição 2008 do Projeto Pixinguinha traz inovações para um dos mais importantes programas de circulação de música popular do país. Até a última edição, a Funarte selecionava os artistas participantes e centralizava a produção de todos os shows. Agora, dois músicos ou grupos de cada estado brasileiro serão contemplados com um prêmio de R$ 90 mil, para produzir seus próprios espetáculos e gravar um CD. As inscrições estão abertas até 3 de outubro de 2008.
O edital do PROJETO PIXINGUINHA 2008 - PRÊMIO PRODUÇÃO permite a inscrição de compositores, intérpretes, instrumentistas e grupos que atuem em todos os gêneros da música popular brasileira. Os contemplados terão seis meses para produzir um CD e apresentar espetáculos em pelo menos três municípios de seu estado. Em mais uma iniciativa inédita, a Funarte vai promover oficinas de capacitação para os participantes, ministradas por especialistas nas diversas etapas de desenvolvimento dos projetos, de forma a contribuir para a profissionalização do setor. O investimento total da Funarte no projeto é de R$ 5 milhões.
Segundo o diretor de Música da Funarte, Pedro Müller, com o novo formato, a instituição pretende não somente fomentar a produção artística, mas também estimular toda a cadeia produtiva da música. “No ano passado, a edição comemorativa de 30 anos do Projeto fechou um ciclo e agora estamos iniciando outro. Artistas, produtores, técnicos e demais profissionais da área podem produzir seus próprios trabalhos, em todo o território nacional. Ao conferir mais autonomia ao artista, o Pixinguinha se adapta às novas formas de produção de música no Brasil”, define.
Os interessados devem enviar à Funarte, por correio, o projeto acompanhado de currículo e ficha de inscrição, até 3 de outubro de 2008. Na proposta deve constar um CD com no mínimo três gravações inéditas do artista ou grupo. As inscrições aptas a concorrer serão julgadas por cinco comissões - uma em cada região brasileira - formadas por três membros de notório saber em música popular. Os principais critérios de avaliação são a qualidade, a originalidade e a contribuição para o desenvolvimento artístico e estético da música popular no país.
O PROJETO - Muitos artistas que hoje integram o primeiro time da música brasileira, como Djavan, Zé Ramalho e Adriana Calcanhotto, começaram a ganhar projeção nacional a partir de suas participações no Projeto Pixinguinha, desde que o programa foi criado, em 1977. Cartola e Elizeth Cardoso são alguns dos artistas que, já consagrados, também subiram ao palco do Projeto. Interrompido em 1998, o Pixinguinha foi retomado em 2004, com patrocínio da Petrobras, reunindo até o ano passado um público aproximado de 250 mil pessoas.
HOMENAGEM - Para muitos críticos, Pixinguinha é um nome-chave da música brasileira. À frente do grupo Os Oito Batutas, foi o protagonista do cenário musical brasileiro no início do século 20, período em que o samba se tornou um dos símbolos da identidade nacional. Alfredo da Rocha Vianna Filho foi também um dos primeiros artistas a levar o samba e o choro às platéias européias.

KARINA ARANTES

Unknown disse...

Festa de Nossa Senhora da Abadia

Nossa Senhora da Abadia é a padroeira de Uberaba, a festa ocorre do dia 1° até 15 de agosto, na praça da igreja Nossa Senhora da Abadia. A festa é do segmento religioso, e neste ano a programação foi bastante diversificada, como cavalgada, missa sertaneja, missa afro, leilão de gado, na passada do dia 14 pro dia 15, teve as 1000 Ave-Marias, se iniciou à meia-noite e terminou às 5da manhã do dia 5, teve ainda a procissão, com o roteiro a ser seguido. Na praça é montado parque de diversão com alguns brinquedos, e muitas barraquinhas de comida, pastel, cachorro-quente, bolos, tortas, sorvetes, garapa, caldos e crepes. O volume de pessoas é muito grande, um evento de grande porte, que leva muitos religiosos de Uberaba e região. A festa já é antiga na cidade, a primeira foi realizada em 15 de agosto de 1882, um ano depois da Câmara Municipal conceder a licença para erigir a capela, e também um ano da primeira missa celebrada no local, depois disso a festa teve realização todos os anos, exceto em 1948, onde o bispo proibiu a realização das festas, por causa de um desentendimento com a prefeitura.
O evento atrai muita gente da cidade e de fora também, não somente por motivos religiosos, outras pessoas vão por causa do número de pessoas, das barraquinhas, do parque, etc.
A festa é gerador de rendas para algumas pessoas, diversão, fé, é um evento que mexe com a cidade, pelo tanto de número de pessoas, têm também seus lados negativos, como assaltos, sujeira nas ruas e barulho pra quem mora nos arredores da igreja.

Unknown disse...

Na minha cidade, que é Santa Juliana, aconteceu de 9 à 15 de setembro a Festa em louvor a Nossa Senhora das Dores, que é a padroeira da cidade. Essa festa do segmento religioso acontece todos os anos e é a mais famosa e tradicional da cidade.Nela contecem leilões, bingos, cavalgada e apresentações musicais, são montadas várias barracas que vendem roupas, calçados, bijoterias, utensílios, entre outros objetos. Esse é o evento que mais atrai turistas para a cidade, pessoas de toda a região vem para participar dele. Muitas vezes acontecem festas paralelas à ele.
Alguns impactos positivos são o aquecimento da economia,o aumento da taxa de ocupação dos hotéis e uma grande movimentação nos bares, restaurantes e lanches da cidade.
Já alguns impactos negativos muito visíveis, e acredito que sejam muito maiores que os positivos devido a má organização do evento, podem ser especificados em:
- local: o evento é realizado em uma praça em frente à igreja matriz da cidade, as barracas tomam conta das ruas e da praça, com isso, várias ruas ficam impedidas dificultando o acesso a igreja (em plena novena) e aos moradores.
- Moradores:Muitas vezes tem problemas com barracas que são montadas em frente as suas casas, e muita dificuldade em sair de carro, sem contar com o som alto e o mau cheiro que fica nas ruas durante os 9 dias.
Segundo Zanella (2008,ed.4), sobre a importância dos eventos:contribuem para a melhoria dos serviços de infra-estrutura da localidade-sede, beneficiando a comunidade.O que não se encaixa nesse exemplo.
Acredito que por ser uma festa tradicional os organizadores não se preocupam nem um pouco com esses impactos porque acreditam que todos já estão acostumados com eles. O que falta realmente são pessoas capacitadas para tomar iniciativas. Uma solução muito óbvia e simples seria a mudança do local da festa para o parque de exposições da cidade, que tem ampla estrutura para a realização de eventos, o que certamente acabaria com as reclamações dos moradores e com os impactos negativos à cidade. O único problema seria a distância do parque até a igreja, mas que, pelo tamanho da cidade nem é tão longe assim!


Fonte: Zanella, Luiz Carlos. Manual de organização de eventos: planejamento e operacionalização/Luiz Carlos Zanella.-4.ed.- São Paulo: Atlas,2008.


Karen Abatti

Anônimo disse...

CONCANA

Em 2008 A Concana se realizou no salão de eventos da ABCZ em Uberaba, de 31 de março à 03 de abril.
Trata-se de um evento voltado para setor sucroalcoleiro. Profissionais de várias partes do mundo reconhecem o Congresso como um importante evento na tomada de decisões sobre a cadeia produtiva da cana. Em 2007 o evento recebeu comitivas dos Estados Unidos, Japão, Venezuela e Paraguai. Teve a participação de 1.682 pessoas inscritas, além dos convidados.

Analisando o fato de que nos últimos tempos houve um desenvolvimento maior da cadeia produtiva da cana-de-açúcar, consequentemente haveriam eventos voltados para o assunto.
Em Uberaba o evento atraiu em sua
2º edição muitas pessoas interessadas no assunto, e se tratando do evento em si( sem citar se o cultivo da cana é bom ou ruim) é claro que é ótimo para a cidade que pessoas venham de fora, e possam usufruir do que a cidade tem para oferecer, como hospedagem, alimentação, transporte, etc.

É necessário que eventos como a Concana aconteçam, pois se há o cultivo da Cana em nossa região, é claro que o assunto precisa ser tratado, por exemplo, discutir benefícios e malefícios da cana de açúcar e quais atitudes deverão ser tomadas para minimizar os impactos do plantio da cana.

"O ConCana abrange toda a cadeia produtiva da cana, mostrando o mercado, questões ambientais, malefícios e benefícios da cultura. Estamos preocupados em passar estas informações aos interessados e para instruir, formar e capacitar profissionais que conhecem a tendência para ocupar espaço neste setor em expansão. A demanda será grande e estamos preocupados em passar estas oportunidades às pessoas. diz a diretora da Fazu, Dionir Andrade.

Apesar de o evento acontecer apenas há 2 anos, provavelmente deve se repetir outras vezes.

FONTES:

WWW.CONCANA.COM.BR
WWW.FAZU.BR/CONCANA
WWW.JORNALDEUBERABA.COM.BR?MENU=CadernoA&SUBMENU=Cidade&CODIGO=11796

DIÊNIFER CERETTA

Anônimo disse...

Evento: Festa da Marcinha
Tipologia: Festa
Data: Mês de Abril ou Maio
Local: Casa do Folclore
Volume de pessoas: em média 7.000
Períodos em que ocorre: Anual
Origem: Iniciativa da promotora de eventos Marcinha Oliveira.

A festa acontece há vinte e um anos em Uberaba e é considerada tradição na cidade. Ocorre sempre próximo ao evento da Expozebu, e conta com duas festas concorrentes, Festa da Nega e Festa do TIM, ambas do mesmo gênero. O objetivo da festa é entreter e oferecer uma festa diferenciada em seus serviços, decoração e público freqüentador. O evento atrai muitos turistas para a cidade, alguns já presentes devido a Expozebu e outros quem vêm para a cidade só para irem a essa festa, já os moradores da cidade que freqüentam essa festa são em sua maioria da classe A ou B.
Um ponto forte da festa é atrair muitos turistas para a cidade e um ponto fraco é o preço muito elevado.

VERÔNICA ALMEIDA